Filtrar


Questões por página:
A comunicação é uma atividade administrativa que proporciona informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam se conduzir em suas tarefas e proporcionar as atitudes necessárias que promovam a motivação, cooperação e satisfação nos cargos. A análise das redes de comunicação ajuda a determinar a maneira mais indicada de comunicar em cada situação. O tipo de rede de comunicação que evidencia lenta capacidade de influenciação, pobre acurácia, com nenhuma ênfase no líder e muito rápida flexibilidade para mudança no cargo, é denominada:
Há um modelo de motivação que a entende como sendo um processo que governa escolhas entre comportamentos. Nesse sentido, existem três fatores que determinam a motivação do indivíduo para produzir em quaisquer circunstâncias em que se encontre. Os objetivos individuais, que podem incluir dinheiro, segurança no cargo, aceitação social e reconhecimento, traduzem o conceito que este modelo designa por:
A liderança é a característica que se espera do gerente e que deve ser demonstrada na condução do processo de trabalho. O estilo de liderança baseado num poder centralizador, no qual as pessoas ficam limitadas às ordens determinadas pelo líder, cumprindo mecanicamente as funções que lhes são atribuídas, recebe a seguinte denominação:

“Carmém, servidora de determinada Câmara Municipal, trabalhava em um documento enquanto tomava seu café. Em certo momento, alguém esbarrou em seu braço e pingos de café mancharam as folhas.”

Considerando essa situação hipotética e o Manual de Gestão de Documentos do Estado do Rio de Janeiro, a servidora não seguiu o seguinte procedimento básico sobre conservação de documentos:

Segundo o Manual de Gestão de Documentos do Estado do Rio de Janeiro, “É a guarda de documentos no local estabelecido, de acordo com a classificação dada. Nesta etapa, toda a atenção é necessária, pois um documento arquivado erroneamente poderá ficar perdido quando solicitado posteriormente”.

O texto faz referência ao: