Filtrar


Questões por página:
O ciclo de Rankine é o modelo ideal para as centrais térmicas a vapor utilizadas na produção de potência. No entanto, sabe-se que um ciclo real se afasta de um ciclo ideal, uma vez que ocorrem várias perdas. Com relação a essas perdas, analise as afirmativas a seguir.

I – As perdas principais na turbina são aquelas associadas ao escoamento do fluido de trabalho, por meio dos canais e palhetas da turbina.

II – As perdas na bomba decorrem principalmente das irreversibilidades associadas ao escoamento do fluido.

III – A perda de carga provocada pelo atrito e a transferência de calor ao ambiente são as perdas mais importantes nas tubulações.

IV – As perdas no condensador são extremamente significativas, considerando todo o conjunto.

Estão corretas APENAS as afirmativas
O ciclo Brayton é o ciclo ideal para a turbina a gás simples. Qual gráfico pressão-volume se refere especificamente a esse ciclo?
Com relação ao ciclo Brayton, analise as afirmativas a seguir.

I – A turbina a gás real difere do ciclo ideal, principalmente devido às irreversibilidades no compressor e na turbina, e à perda de carga nas passagens do fluido e na câmara de combustão (ou no trocador de calor para um ciclo fechado).

II – O fluido de trabalho apresenta mudança de fase.

III – O compressor utiliza uma pequena quantidade de trabalho na sua operação, em comparação ao trabalho gerado na turbina.

IV – O rendimento do ciclo de turbina a gás pode ser melhorado pela introdução de um regenerador.

Estão corretas APENAS as afirmativas

Relacione as bombas centrífugas da coluna à esquerda com suas respectivas características, apresentadas na coluna à direita.

(esquerda)
I – Radial
II – Helicoidal
III – Diagonal
IV – Axial

(direita)
P – Toda a energia recebida pelo fluido é obtida por meio de forças centrífugas aplicadas no líquido devido à rotação. Utilizada quando se necessita de cargas manométricas mais significativas do que as vazões. Também denominada centrífuga pura.
Q – Parte da energia fornecida ao fluido é devida à força centrífuga, e parte é devida à força de arrasto. Utilizada para cargas manométricas e vazões com valores médios.
R – Parte da energia fornecida ao fluido é devida à força centrífuga, e parte é devida à força de arrasto. Utilizada para vazões mais significativas do que às cargas atendidas.
S – A energia transmitida ao fluido é devida puramente às forças de arrasto. Utilizada para vazões mais significativas do que para as cargas atendidas.
T – Toda a energia recebida pelo fluido é obtida por meio de forças centrífugas aplicadas no líquido devido à rotação. Utilizada quando se necessita de baixas cargas manométricas e baixas vazões.


A associação correta é

mostrar texto associado

A área  A12341 representa o trabalho