Filtrar


Questões por página:
Uma bola, cuja massa é de 200 g, é arremessada perpendicularmente contra uma parede a uma velocidade de 20,0 m/s. Durante a colisão, a força de interação entre a bola e a parede vale 10,0 N, e 9,7% da energia cinética é dissipada. O tempo em que a bola fica em contato com a parede é de, aproximadamente,

Um corpo de massa igual a 40 kg encontra-se sob a ação das seguintes quatro forças:

F1= 10 N, para leste;
F2 = 20 N, para norte;
F3 = 30 N, para oeste;
F4 = 40 N, para sul.

O módulo da aceleração que o corpo sofre devido a essas forças é

Da janela do terceiro andar de um edifício uma pessoa lança verticalmente para baixo um corpo com velocidade inicial de 5,0 m/s. No instante em que as mãos da pessoa perdem contato com o corpo, este se encontra a uma distância de 10,0 m do solo.
Supondo que a força de arraste do ar seja desprezível, determine o módulo da velocidade com que o corpo atinge o solo; para tanto, considere a aceleração da gravidade igual a 10,0 m/s2. Após, assinale a alternativa correta.

Um elevador é composto de um bloco de peso A, uma plataforma de peso B e uma barra triangular, conforme ilustra a figura abaixo. O bloco de peso A está sobre uma plataforma de peso B que é suspensa pela barra triangular onde é aplicada uma força P de 100 N. O bloco de peso total A é formado por vários pesos que são dispostos sem escorregamento, sendo o primeiro bloco de igual peso da plataforma B, segundo bloco igual à metade do peso B da plataforma, o terceiro bloco igual à terça parte do peso B da plataforma, e assim, sucessivamente.

Pede-se determinar a força de tração exercida pelo cabo na plataforma, em newtons, sabendo que o peso B é de 100N, são dez elementos que constam do bloco A, e a aceleração da gravidade é de 10 m.s-2. Abandona-se o peso das polias, do cabo e da barra triangular acima das polias na presença dos pesos citados.

Um bloco de peso A, de 100 N, partindo do repouso, é suspenso por um conjunto de polias com cabos inextensíveis, conforme ilustra a figura abaixo. Uma força F de 100 N é aplicada ao cabo de uma das polias suspendendo o bloco A.

Pede-se determinar a altura do bloco A suspenso, em metros, em um intervalo de tempo de um segundo, sabendo-se que a aceleração da gravidade é de 10 m.s-2. Abandona-se o peso das polias e das cordas na presença do peso do bloco e da força de aplicação.