Filtrar


Questões por página:
Sob certas condições atmosféricas, pode-se observar em volta da Lua uma aréola colorida. Trata-se de um efeito de difração provocado por gotículas de água das nuvens da atmosfera terrestre. Sendo assim, podemos afirmar que a borda externa da aréola fica
Considere uma onda eletromagnética plana e monocromática se propagando no vácuo. Em um dado instante e em um dado ponto P do espaço, o campo elétrico dessa onda tem a direção do eixo Oz e aponta no sentido positivo desse eixo, enquanto o campo magnético dessa onda, nesse mesmo instante e nesse mesmo ponto, tem a direção do eixo Ox e aponta no sentido positivo desse eixo. Essa onda está se propagando na direção do eixo
Três pequenas esferas, A carregada com uma carga Q, B carregada com uma carga Q’ e C carregada com uma carga q são abandonadas, alinhadas sobre uma superfície plana e horizontal, com a esfera C mais próxima da esfera A do que da esfera B, como ilustra a figura.


Mesmo sendo desprezíveis os atritos entre as esferas e o plano de apoio, é possível que as três esferas permaneçam em repouso nas posições onde são abandonadas. Supondo que isso ocorra, considere as afirmativas a seguir e marque V para a verdadeira e F para a falsa.
( ) Q e Q’ têm o mesmo sinal, contrário ao sinal de q.
( ) │ q │ <│Q │<│ Q’ │.
( ) o equilíbrio é instável.
As afirmativas são, respectivamente,
Um projétil metálico disparado por um revólver penetra com uma velocidade de 3,0 x 102 m/s no tronco de uma árvore no qual se aloja e fica encravado. Suponha que 80% do decréscimo de energia cinética do projétil é por ele absorvido e utilizado para elevar sua temperatura.
Sabendo que o calor específico do metal é 4,5x102 J/kg. ºC, a elevação na temperatura do projétil foi de
Considere duas esferas, A e B, com as mesmas dimensões e massas iguais. A esfera A se aproxima velozmente da esfera B, inicialmente em repouso, com a qual irá colidir direta e frontalmente, como ilustra a figura.

Considere desprezíveis os atritos entre as esferas e a superfície plana e horizontal sobre a qual estão apoiadas.
A razão entre o valor máximo e o valor mínimo da energia cinética que a esfera B pode adquirir após a colisão é