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Com base no texto acima, julgue o item.


O texto acima suscita uma reflexão acerca da “educação bancária”, prática amplamente condenada por Paulo Freire. Segundo esse educador e filósofo brasileiro, a referida prática consiste em depositar os conteúdos narrados nos estudantes, que, passivos, domesticados e doutrinados, não desenvolvem em si uma consciência crítica e, com esta passividade, tornam-se cada vez mais ingênuos. Nesse sentido, Paulo Freire e Vygotsky apresentam ideias semelhantes quanto ao perfil ideal do educador: profissional organizador do espaço educacional, animador, provocador, motivador da aprendizagem, tendo uma prática que objetiva a autonomia intelectual do aluno e não sua submissão, domesticação e ideologização.

A respeito das instituições de ensino e de sua relação com a cultura e ideologia, julgue o item.
Anísio Teixeira é um dos importantes autores brasileiros que reforça a ideia de que o centro da educação e o objetivo das atividades escolares devem restringir-se à transmissão do conhecimento.
A respeito das instituições de ensino e de sua relação com a cultura e ideologia, julgue o item.
Os ambientes escolares e universitários criam uma domesticação doutrinável dos alunos quando os alunos são coagidos a pensar da mesma forma que os professores ou a não pensar quando os professores apenas apresentarem uma abordagem sobre determinado assunto.

A respeito da psicologia escolar, julgue o item.


O psicólogo escolar tem sua especialidade ainda pouco difundida nacionalmente; a partir de 1990, com a formalização da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), houve a possibilidade de fortalecimento desse campo de atuação no Brasil.

A respeito da psicologia escolar, julgue o item.


Fazem parte da atuação em psicologia escolar: o mapeamento institucional; o espaço de escuta psicológica; a assessoria ao trabalho coletivo; e o acompanhamento ao processo de ensino-aprendizagem. Assim, a atuação do psicólogo nesse contexto deve estar mais focada em ações intervencionistas e remediativas e pouco focada em uma atuação preventiva, em uma perspectiva mais ampla.