Questões de Concurso
Filtrar
7.273 Questões de concurso encontradas
Página 25 de 1.455
Questões por página:
Questões por página:
Em um processo seletivo, é possível que o psicólogo faça certas inferências sobre os candidatos, que podem impactar significativamente o resultado da seleção.
Nesse contexto, o efeito halo consiste na(o)
Nesse contexto, o efeito halo consiste na(o)
Dentre as fontes de adoecimento psíquico no trabalho elencadas por Christophe Dejours, estão a
Diversas características e condições específicas de trabalho já foram identificadas como potenciais provocadoras de estresse decorrente do trabalho.
São exemplos de condições ambientais e de condições relacionadas à organização do trabalho, respectivamente,
A partir da Psicologia Social crítica, do final do século XX, os processos grupais passam a ser compreendidos como projetos, um eterno “vir a ser”, constituídos em uma tensão entre serialidade e totalidade (Lapassade,1982). Há uma ameaça constante de dissolução do grupo e de volta à serialidade, em que cada integrante assume e afirma sua individualidade, sendo mais um na presença dos demais. Ao mesmo tempo, há uma busca pela totalidade, em que cada um dos integrantes participa com os demais, introjeta-os e dá sentido à relação estabelecida, afirmando-se e assumindo a totalidade do grupo. Nesse sentido, a metodologia dos grupos operativos de Enrique Pichon- -Riviere contribuiu para o trabalho de grupos, explicitando seus modos de funcionamento e permitindo que todos elaborem sobre a experiência coletivamente.
O conceito que fundamenta o funcionamento dos grupos operativos é o de Esquemas Conceituais Referenciais Operativos (ECROS), que é definido como
O conceito que fundamenta o funcionamento dos grupos operativos é o de Esquemas Conceituais Referenciais Operativos (ECROS), que é definido como
No que concerne ao conceito de poder disciplinar, Michel Foucault afirma que a operação das instituições - como a escola - visa produzir corpos manipuláveis e analisáveis, cujas forças se multiplicam na direção da racionalização utilitária do detalhe. O processo de ensino-aprendizagem na educação é, portanto, operado a partir dos princípios que produzem o corpo docilizado da disciplina.
São procedimentos do poder disciplinar no estabelecimento escolar:
São procedimentos do poder disciplinar no estabelecimento escolar: