Filtrar


Questões por página:
Diariamente, as escolas brasileiras encaminham alunos para serviços especializados de saúde, com destaque para o atendimento psicológico. As queixas em relação a tais crianças, embora variadas, possuem um padrão comum: as relativas à aprendizagem e ao comportamento. A crescente patologização da infância em processo escolar tem sido foco de preocupação da Psicologia, em especial com o aumento de diagnósticos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em crianças escolarizadas.
A partir de uma perspectiva da análise institucional, uma intervenção nos processos de ensino-aprendizagem precisa
A partir das teorias da aprendizagem, verifica-se que a cognição é o que permite aos indivíduos produzir um sentido de si e estabelecer relações com o mundo de modo interdependente.
Quando se afirma que o conhecimento, a partir do desenvolvimento da cognição, é resultado da interação do individuo com os distintos objetos do mundo, não dependendo unicamente da herança genética nem apenas das relações sociais, sendo acumulativo e de assimilação, é porque a abordagem da aprendizagem é
Matriciamento, ou apoio matricial, é um modo de produção de cuidado em saúde em que duas ou mais equipes, em um processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.
São características desse processo:
Lev Vygotsky foi um psicólogo que desenvolveu estudos sobre a infância, os quais apresentaram contrapontos importantes às teorias do desenvolvimento fundantes da Psicologia clássica. Um dos elementos centrais de sua teoria é a linguagem, que, para ele, exerce uma função mediadora.
A partir do desenvolvimento de uma teoria da linguagem, Vygotsky constrói princípios teóricos para o desenvolvimento infantil, sendo um deles o de Zona de Desenvolvimento Próximo ou Proximal (ZDP), cujo conceito está adequadamente expresso em:
No Brasil, a promulgação da Constituição de 1988 estabeleceu que o sistema de seguridade social de nosso país fosse assentado em um tripé, formado pelas políticas de Saúde, Previdência e Assistência Social. No campo da Assistência Social, foi construído o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em 2003.
O SUAS é organizado em três níveis de proteção social: básica e especial de média e alta complexidades. A proteção social básica atua em regiões com altos índices de vulnerabilidade social e congrega programas e serviços voltados para a prevenção de violação de direitos e promoção social dos usuários, famílias e comunidades. A proteção social especial de média complexidade reúne serviços e programas destinados às pessoas que já tiveram seus direitos violados. Nos três níveis, o SUAS determina a presença de psicólogos(as) nas equipes mínimas dos equipamentos, sendo necessário compreender sua estrutura e norma de funcionamento.
Os três princípios norteadores do SUAS, a partir da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB-SUAS, Resolução nº 33, de 2012, são: