Filtrar


Questões por página:
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é composta por diversos serviços de saúde pública do SUS, oferecendo assistência integral e acessível às pessoas em sofrimento mental ou com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Sobre Psicologia e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) permitem o início do atendimento por busca espontânea do usuário ou por encaminhamento de outros serviços interligados, como Assistência Social e Educação.

(__) A estigmatização das pessoas com problemas de saúde mental afeta não apenas os indivíduos e suas famílias, mas também impacta a reputação dos serviços e a qualidade das equipes que neles trabalham.

(__) A recuperação e reintegração social das pessoas com sofrimento mental dependem de políticas públicas eficazes, suporte comunitário e a superação do estigma que envolve a saúde mental.

(__) A atuação da Psicologia na RAPS envolve acolhimento, promoção de saúde mental, prevenção de agravos, tratamento e reabilitação psicossocial, visando a integralidade do cuidado.



A sequência está correta em:
Embora existam diferenças com a psicanálise tradicional, a psicoterapia breve é uma ferramenta eficaz, especialmente em contextos clínicos e de ensino. Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) A psicoterapia breve não exige formação rigorosa e extensa experiência do terapeuta, embora requeira foco preciso e intervenções adequadas em tempo limitado.

(__) A abreviação das sessões e a redução do número total delas introduzem uma pressão externa que demanda grande habilidade do terapeuta para não comprometer o processo de livre-associação.

(__) A psicoterapia breve mantém-se fundamentada nos princípios da psicanálise, mas adapta sua aplicação para atender às demandas contemporâneas de tempo e recursos financeiros.

(__) Apesar das limitações do tempo, a psicoterapia breve busca promover crescimento e autonomia do paciente, evitando ser apenas um processo de sugestão ou aconselhamento superficial.


A sequência está correta em:
As vedações profissionais estabelecem limites éticos e legais no exercício da profissão, visando proteger os direitos dos indivíduos atendidos. Elas impedem práticas que possam comprometer a dignidade, o sigilo, a imparcialidade e a integridade do profissional. Essas restrições garantem a responsabilidade e a qualidade dos serviços prestados. Sobre o contexto, analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Ao psicólogo é vedado induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.

II. Ao psicólogo é vedado fornecer, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional, em qualquer circunstância.

III. Ao psicólogo é vedado prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão.
A regulamentação dos princípios do SUS, por meio da Lei nº 8080/90, permitiu deslocamentos decisivos para o acesso e para a concepção do que seja saúde. Especificamente, a Atenção Básica, a integralidade e, por seu turno, a Psicologia. Considerando o contexto, assinale a alternativa correta.
A política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente deve ser realizada de forma articulada entre ações governamentais e não-governamentais em todos os níveis da federação: União, Estados, Distrito Federal e municípios. Sobre o contexto, analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Os serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial têm como foco proteger crianças e adolescentes vítimas de negligência, maus-tratos, exploração e abuso.

II. O serviço de identificação e localização de crianças e adolescentes desaparecidos é uma obrigação integrada com o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas e outros cadastros federais, estaduais e municipais.

III. A proteção jurídico-social prestada por entidades de defesa dos direitos visa assegurar que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados e protegidos em todas as circunstâncias.