Filtrar


Questões por página:
O desejo de desvendar os mistérios da personalidade vem de muitos e muitos séculos, especificamente do século IV a.C., na Grécia Antiga. Hipócrates, considerado o “pai da medicina”, criou a teoria dos humores corporais, que inspirou Galeno a desenvolver a tipologia acerca dos temperamentos.
Sobre a teoria da personalidade, analise as alternativas e assinale a INCORRETA
Sobre a abordagem psicopedagógica clínica, analise os itens a seguir:

I. O indivíduo em processo de aprendizagem que apresenta dificuldades no aprender pode estar desenvolvendo um mecanismo único para suportar as alterações de sua história emocional. Assim, pode-se entender o fracasso como sendo um sintoma escolar (segundo a autora), ou seja, um tipo de obstáculo no aprender que desenvolve uma interseção de aspectos sociais, culturais, familiares, orgânicos, pedagógicos, como também fatores afetivos e intrapsíquicos.


II. No processo de aprendizagem, o sujeito aprendente está em contato com os recursos cognitivos, mas não somente estes, e não somente mentais. Estão em contato também com a sua história afetiva desejante, sua corporeidade, sua estrutura orgânica, suas relações com os colegas e professores.


III. O problema de aprendizagem não se origina na estrutura individual. O sintoma se funde em uma rede particular de vínculos familiares, que se entrecruzam com uma também particular estrutura individual. Esta condição interna de aprendizagem está ligada à história pessoal e familiar do sujeito aprendente. O não aprender por parte do aluno tem a ver com aspectos afetivo-relacionais vivenciados e que afetam a construção do conhecimento.


IV. Muitas vezes, o fracasso escolar pode intervir como fator desencadeante de um problema de aprendizagem que, de outro modo, não teria aparecido.


Está(ão) CORRETA(S):
“Psicologia comportamental, que tem como ponto central a análise e modificação dos comportamentos. O fundador dessa escola foi B. F. Skinner, que comprovou que nossas ações dependem das seguintes relações funcionais: estímulo antecedente – resposta comportamental – consequência”.

O conceito refere-se à:
A teoria da personalidade tem por objetivo organizar o conhecimento a respeito da personalidade de tal maneira que a grande quantidade de informação gerada pela pesquisa científica seja organizada de maneira sistemática e coerente e novas hipóteses possam ser geradas para uma futura comprovação.


Dentre as mais populares, podemos citar, EXCETO:
Sobre a Ludoterapia, é correto afirmar que, EXCETO: