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O acompanhamento e a orientação constituem estratégias de intervenção no âmbito do serviço social, pois são capazes de interferir na vida de indivíduos, grupos e famílias, e, se comprometidos com o atual projeto ético-político da profissão, contribuem para o fortalecimento da democracia, para o acesso a direitos e para a emancipação da população atendida pelo assistente social.
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O agir profissional do assistente social não possui caráter educativo, pois sua ação pode reproduzir ou não valores e práticas culturais e políticas, por meio de ações de cunho material, sociopolítico ou ainda ideológico-cultural.
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A escolha dos instrumentos, técnicas ou estratégias e dos modelos de abordagem individual, familiar ou de grupos a serem adotadas pelos assistentes sociais, no âmbito das instituições sociais, independe do objetivo da ação profissional.
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Uma das distinções entre avaliação e análise de políticas sociais é o fato de a avaliação se preocupar com os efeitos e implicações das políticas sociais na realidade, enquanto a análise de políticas sociais tem por objetivo compreender sua conformação e estrutura — seus traços constitutivos —, bem como seu caráter como ação pública.
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Nos processos de avaliação de políticas sociais, é importante, tanto quanto ter conhecimento e domínio sobre tipos e métodos avaliativos, reconhecer o papel fundamental dessas políticas na garantia de direitos para a população.