Filtrar


Questões por página:
A Constituição Federal de 1988 institui o princípio da descentralização político-administrativa nas políticas sociais e a participação popular, via Conselhos de Direitos e Conselhos de Políticas Sociais.

Sobre os Conselhos e a participação popular, avalie as afirmações:

I- Eles normatizam, disciplinam, acompanham, avaliam e fiscalizam a gestão e a execução dos serviços, programas, projetos e benefícios prestados pelos equipamentos públicos e privados, no âmbito das políticas públicas;
II- É um espaço público criado para possibilitar que os interesses coletivos da sociedade integrem a agenda pública, mediante participação popular que inclui representantes da sociedade civil prestadora de serviços, dos trabalhadores, dos usuários e do próprio governo que objetiva a tomada de decisões na esfera de determinada política social. A sociedade civil passa a participar efetivamente da gestão das políticas públicas;
III- É de responsabilidade do Poder Executivo possibilitar a estrutura necessária para a constituição e funcionamento dos conselhos, como local adequado, transporte aos seus integrantes para as reuniões, publicação das decisões, dentre outras. Estes Conselhos, entretanto, não têm poder deliberativo, apenas consultivo.
Marque a alternativa que apresenta APENAS afirmações CORRETAS.
O profissional de Serviço Social tem um conjunto de atribuições privativas e competências definidas pela lei de regulamentação da profissão no país.

Considerando a Lei de n.8.662, de 07 de junho de 1993, marque a alternativa que corresponde a uma atribuição privativa da profissão, e NÃO a uma competência.
A Constituição Federal do Brasil de 1988 instituiu a Seguridade Social. Sobre a Seguridade Social brasileira pós-Constituição Federal de 1988, avalie as afirmativas:

I- O governo dos anos 1990 instituiu o Ministério da Seguridade Social incluindo de forma articulada a gestão do sistema Seguridade Social, composto pelas políticas de saúde, previdência e assistência social;
II- O governo dos anos 1990 instituiu o Conselho Nacional de Seguridade Social com participação do governo e da sociedade civil nas suas deliberações;
III- O governo dos anos de 1990 instituiu uma Seguridade Social fragmentada e setorialmente definida, com disputas das políticas de saúde, previdência e assistência social pelos orçamentos da Seguridade Social, com gestões que ocorreram separadamente em diferentes ministérios.

Marque a alternativa que apresenta APENAS afirmações CORRETAS sobre Seguridade Social no Brasil.
O Serviço Social é uma profissão que é demandada por diferentes instituições ou espaços socio-ocupacionais.

Marque APENAS a alternativa que corresponde a um espaço socio-ocupacional da profissão de Serviço Social.
As políticas sociais com centralidade na família no Brasil são apontadas pela literatura crítica no Serviço Social como ainda familistas, apesar dos avanços com a Constituição Federal de 1988 ao instituir a Seguridade Social.

Qual dentre os conceitos abaixo se refere ao familismo?