Filtrar


Questões por página:
O Código de Ética do/a Assistente Social atual define princípios, direitos, deveres e responsabilidades das entidades que defendem a profissão e fiscalizam-na.

Marque APENAS a alternativa que constitui um direito dos/as assistentes sociais no Brasil.
A crise cíclica do capital em contexto mundial enseja a busca de saídas que aprofundam e dão legitimidade às ideias neoliberais.
Fonte: LAURELL, Asa Cristina (org.). Estado e Políticas Sociais no neoliberalismo. Revisão técnica de Amélia Cohn; Tradução de Rodrigo Léon Contrera.3ª Ed. São Paulo: Cortez,2002.

Sobre o neoliberalismo, avalie as afirmações.

I- A crítica neoliberal do Estado de bem-estar social é centrada em oposição àqueles elementos da política social que implicam desmercantilização, solidariedade social e coletivismo.
II- Ataca e condena os direitos sociais, o universalismo, a dissociação entre benefícios e contribuições trabalhista, além da administração pública de serviços.
III- Sustentam que o bem-estar social deve ter responsabilidades divididas entre provedores privados - como o mercado, as famílias e organizações não-governamentais - e provedor estatal para os estritamente pobres.
IV- Defendem que o Estado deve intervir minimamente, no intuito de garantir um mínimo social para aliviar a pobreza e produzir serviços que os provedores privados não podem e não querem produzir.
V- Sustentam que as políticas sociais devem ser dispensadas em sua totalidade e que a superação da pobreza seja estritamente pelo trabalho.

Marque a alternativa que apresenta APENAS afirmações CORRETAS.


A pesquisa e a produção de conhecimento no Serviço Social têm crescido nas últimas décadas, fruto da maturidade profissional e da sua definição como área de produção de conhecimento pelos órgãos de fomento à pesquisa no Brasil.

Segundo Mota (2013), no artigo Serviço Social brasileiro: profissão e área do conhecimento, na revista Katálysis, esse crescimento se deve à/ao:

I- Ampliação da participação dos profissionais nos eventos internacionais/vanguarda;
II- Incorporação da produção bibliográfica dos intelectuais do Serviço Social nas Ciências Humanas e Sociais no país;
III- Abertura do mercado editorial às produções do Serviço Social;
IV- Aumento de alunos de áreas afins na pós-graduação de Serviço Social em busca de conhecimento mais críticos;
V- Ampliação dos espaços socio-ocupacionais da profissão pelo voluntariado e pelo crescimento dos discentes nos cursos de ensino à distância.

Marque a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.


O profissional de Serviço Social exerce sua profissão em diferentes instituições públicas e privadas, tendo tanto autonomia técnica quanto autonomia relativa, pela sua condição de profissional de nível superior, seu código de ética, direção da formação profissional e leis de regulamentação da profissão.

Marque APENAS a alternativa que se refere a um domínio desta autonomia relativa dos profissionais.

O planejamento, enquanto uma atribuição e competência do assistente social, é marcado por tensões e desafios na sua operacionalização, posto que não é apenas um ato técnico, mas político.

A respeito do planejamento no trabalho profissional do/a Assistente Social, conforme a literatura da profissão, avalie as assertivas:

I- Segundo Vasconcelos (2015), no artigo A/O Assistente Social na Luta de Classes – Projeto Profissional e Mediações Teórico-Práticas, o planejamento é um instrumento tanto de definição como de redefinição da prática. Trata-se, portanto, de um processo de sucessivas aproximações à realidade do território, das instituições, dos usuários e do objeto de trabalho;
II- O ato de planejar não implica teorizações, estudos, pesquisas, análises e reflexões, pois é um ato prático, instrumental, não afetando a qualidade do agir profissional, sendo por muitas vezes dispensado;
III- O trabalho profissional é técnico, intelectual e racional, implica planejamento, ação de execução e avaliação para retroalimentação, visando a um novo planejamento;
IV- O planejamento é uma forma de materializar o projeto profissional e expressa a forma consciente do “caminho que queremos tomar”, da intencionalidade que desejamos seguir, dos objetivos que pretendemos materializar em ações concretas;
V- Não é necessário construir um planejamento profissional, um caminho para ações cotidianas, pois as políticas sociais e instituições já demandam ações a serem executadas que devem ser implementadas pelos profissionais.

Marque a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.