Filtrar


Questões por página:
Um técnico de informática acaba de entrar em uma equipe de desenvolvimento de aplicações corporativas na qual são utilizados padrões de projeto e de arquitetura de software. Em um documento que descreve uma arquitetura de referência, essa equipe descreveu um conjunto de camadas que devem ser criadas em toda aplicação a ser desenvolvida. Também consta, nesse documento, que cada camada deve prover serviços para outra camada mais externa (i.e., mais próxima dos usuários). Os nomes dados a essas camadas, juntamente com a principal atribuição definida para cada uma, são apresentados a seguir.

• Aplicação: responsável por conter pontos de entrada para as funcionalidades do sistema.
• Apresentação: responsável por interação com o ambiente do sistema.
• Domínio: responsável pela lógica do domínio envolvida no sistema.
• Infraestrutura: responsável por prover serviços técnicos, tais como transações e persistência.

O técnico concluiu que, quando essa arquitetura de referência for utilizada, a ordem das camadas, da mais externa para a mais interna, será
mostrar texto associado
A descrição de um web service é feita utilizando-se WSDL (Web Services Description Language), que é uma linguagem embasada em RPC (Remote Procedure Call) e UDDI (Universal Description Discovery and Integration), com a qual se descreve a forma de acesso dos serviços e seus parâmetros de entrada e de saída.
mostrar texto associado
REST (Representationals State Transfer) é uma tecnologia que está sendo utilizada em web services, como substituta das tecnologias SOAP (Simple Object Access Protocol) e WSDL.
mostrar texto associado
Os padrões Facade e Adapter são úteis para fornecer uma camada de isolamento em relação às incompatibilidades entre múltiplos navegadores.
mostrar texto associado
Na arquitetura e-Ping, os sistemas devem possuir logs para permitir auditorias e provas materiais. Nesse caso, é imprescindível a adoção de um sistema de sincronismo de tempo centralizado, bem como devem-se utilizar mecanismos que garantam a autenticidade dos registros armazenados, se possível com assinatura digital.