Filtrar


Questões por página:

A Resolução nº 21 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), de 5 de abril de 2012, dispõe sobre as atividades e atribuições profissionais do arquiteto e urbanista. Dados os itens,

I. Projeto de adequação de acessibilidade. II. Projeto de estrutura pré-fabricada. III. Projeto de ventilação, exaustão e climatização. IV. Projeto de instalações elétricas prediais de baixa tensão. V. Caderno de especificações ou de encargos.

verifica-se que são atribuições dos arquitetos e urbanistas, de acordo com a citada resolução,

A ventilação natural é uma importante estratégia bioclimática para obtenção do conforto térmico em edificações localizadas em regiões de clima quente e úmido. O tamanho, a forma e a localização das aberturas para ventilação são fatores determinantes da configuração do fluxo de ar no interior das edificações. A figura mostra, de forma esquemática, o ambiente de uma edificação com aberturas localizadas a barlavento e a sotavento.
Com relação aos tamanhos dessas aberturas, verifica-se que as maiores taxas de ventilação são obtidas quando
De acordo com as definições estabelecidas na NBR 5626/1998, ______________________ é a tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto. No caso de tipo de abastecimento direto, pode ser considerado como a tubulação diretamente ligada ao ramal predial ou diretamente ligada à fonte de abastecimento particular. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Os diagramas ou cartas solares são representações gráficas da trajetória aparente do Sol na abóbada celeste. Nelas, são destacadas as diferentes horas do dia e os períodos do ano, especialmente os solstícios e os equinócios. Dessa forma, as cartas solares apresentam-se como importante ferramenta para estudo da incidência solar na edificação. A figura mostra a Carta Solar para a latitude da cidade de Maceió (9º 40’ Sul).
Na etapa de Estudo Preliminar de um projeto arquitetônico a ser construído em Maceió, ao considerar a incidência de radiação solar nas fachadas da edificação, verifica-se que
A NBR 8160/1999 dispõe sobre projeto e execução de sistemas prediais de esgoto sanitário. A figura mostra, de forma esquemática, as partes constituintes da instalação predial de esgoto em um banheiro de uma edificação com mais de um pavimento.
Os componentes da instalação indicados na figura são, respectivamente,