Filtrar


Questões por página:
As vigas são os elementos da estrutura de uma edificação que recebem as reações das lajes e, eventualmente, de outras vigas, transmitindo essas reações aos pilares. São elementos geralmente horizontais, sujeitos a cargas transversais ao seu eixo longitudinal, trabalhando essencialmente à flexão. Em um projeto estrutural, as vigas recebem denominações conforme seu posicionamento em relação à laje, podendo assumir três situações distintas, como mostram as figuras.

Essas vigas são denominadas, respectivamente,
De acordo com a NBR 6122/2010, as fundações de uma edificação classificam-se em fundações superficiais (ou diretas) e fundações profundas, conforme o modo de transferência de cargas da estrutura para o solo no qual está apoiada. Entre as fundações superficiais, podemos destacar as fundações do tipo sapata. As figuras ilustram um tipo de sapata que transmite para o solo a carga de um pilar ou de um conjunto de pilares por meio de sua base.

Esse tipo de fundação é denominado de sapata
A altura da cumeeira de um telhado depende da extensão do plano da água e da inclinação adotada nesse plano. Qual é a altura da cumeeira de um telhado em duas águas com inclinação de 30%, no qual cada plano de água possui medidor em projeção horizontal de 6,00 m?
De acordo com a Lei nº 11.445/2007, com o objetivo de tutelar o meio ambiente e a saúde pública, saneamento básico é definido como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de:
Considere as afirmativas abaixo sobre os diversos tipos de licença expedidas pelo poder público, segundo a Resolução CONAMA nº 237:
I. A Licença Prévia (LP) é concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação. II. A Licença de Instalação (LI) - autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados. III. A Licença de Operação (LO) - autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.
Está correto somente o que se afirma em: