Filtrar


Questões por página:
De acordo com o Código de Ética e Disciplina para Arquitetos e Urbanistas (CAU BR,2013), são regras, respectivamente, para com o interesse público, o contratante, os colegas e a profissão, EXCETO:

Em razão de muitos fatores, dentre eles a “redução de investimentos, falta de verbas, proibição de novas contratações de obras e serviços, o Estado procura recuperar suas obras em vez de fazer novas e demolir as antigas [...]”, afirma Bauer (2018). Para o autor, [1] os processos computadorizados mais rápidos e precisos de cálculos estruturais, levando a estruturas mais esbeltas; [2] o aparecimento de novos materiais de construção, como aglomerantes, aditivos, adesivos, argamassas, painéis, plásticos, revestimentos, com eficiência e durabilidade ainda não devidamente comprovadas pelo uso, pelo tempo e pela adequada utilização; [3] além da submissão dos edifícios aos agentes naturais de destruição em ambientes fortemente agressivos de nossas industrializadas cidades; leva ao aparecimento das denominadas doenças patológicas da construção, às quais reduzem sua durabilidade e aumentam o seu custo de manutenção. A terapia dessas obras é executada atualmente com a ajuda de tecnologistas e o emprego de equipamentos e técnicas especiais.

Sobre a temática patologias das construções, analise as asserções a seguir e identifique-as com (V) ou (F) conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Em estruturas de concreto armado os danos do tipo evolutivo têm como causas [1] erros de projeto estrutural, [2] emprego de materiais inadequados, [3] erros de execução e [4] agressividade do meio ambiente. Os sintomas podem aparecer em forma de fissuras, disgregações e desagregações, e os reparos podem ser por métodos convencionais, resinas epoxídicas, colagem da armadura com epóxi, concreto projetado, protensão ou perfil metálico.

( ) Em alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto, as fissuras ocupam o primeiro lugar na sintomatologia. Elas podem ser fissuras verticais, horizontais ou inclinadas. As prováveis causas das fissuras verticais estão associadas à resistência da argamassa de assentamentos dos blocos. Já as fissuras horizontais são causadas por sobrecargas na mesma direção e, por fim, fissuras inclinadas podem ter causas variadas, como recalques, falhas de projeto, rebaixamento de lençol freático, influências de fundações vizinhas etc.

( ) De acordo com a NBR 14050 que dispõe sobre os sistemas de revestimentos de alto desempenho, à base de resinas epoxídicas e agregados minerais, devem ser levados em consideração os seguintes critérios para seleção de RAD mais adequado, a fim de minimizar patologias: ação mecânica, ação química, acabamento superficial, tipo de limpeza e superfície de aplicação

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Analise os gráficos a seguir sobre o pré-dimensionamento de vigas de alma cheia.


Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

Considerando os gráficos anteriores, é INCORRETO afirmar:

O gestor de uma obra pública de arquitetura convocou toda a sua equipe de projetistas para uma reunião de alinhamento acerca dos materiais de acabamento da construção em andamento, uma vez que ele observou incongruências nas suas especificações e/ou nas técnicas de construção. Durante a reunião, foram levantados os seguintes questionamentos:


I. Nas especificações de alguns materiais estavam discriminados todos os dados técnicos dos acabamentos desejados, como, por exemplo, classificação, tipo, dimensão, quantidade, mas não foi indicada nenhuma marca (ou procedência de referência).


II. Não estavam discriminados materiais de menor volume/quantidade, assim como de menor custo. Mas isso não se configurava como um problema, uma vez que, em relação a estes, não residem as maiores dúvidas de interpretação e nem os pormenores de diferenciação.


III. Não foi descrito qual deveria ser o processo de alisamento do gesso em pasta (ou em argamassa) especificado para o revestimento das paredes internas – se com colher ou desempenadeira, ou se com a raspagem final quando o material já adquiriu dureza suficiente. De qualquer forma, o acabamento é sempre muito bom, podendo alcançar polimentos excepcionais.


Ao final da reunião, após muita discussão, concluiu-se que seria necessário revisar as especificações de materiais descritas nos seguintes questionamentos:

Leia a citação a seguir:

É quase um dogma a ideia de que quem concebe a estrutura é o profissional engenheiro, que estudou profundamente fórmulas complexas, capazes de resolver os mais difíceis sistemas estruturais. Isso é um grande engano.

Uma coisa é conceber a estrutura, outra é dimensioná-la para que seja capaz de suportar as condições de trabalho às quais estará submetida.

Conceber é compreender, entender e ser capaz de explicar. Conceber algo não significa necessariamente materializá-lo. (REBELLO, Yopanan C. P. A. Concepção Estrutural e a Arquitetura. São Paulo: Editora Zigurate,2000.p.26).

Com base na temática introduzida na citação anterior, analise as asserções a seguir.

I. A concepção de uma forma arquitetônica implica na concepção de sua estrutura, e, a seguir, na definição de seu material e dos processos de sua materialização. Ou seja, “quem cria a forma cria a estrutura”.

II. É a resistência do material que garante a um elemento estrutural a capacidade de suportar cargas. Nesse caso, a forma é menos determinante da sua resistência do que a própria resistência do material.

É CORRETO o que se afirma em: