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Em clima quente e úmido, algumas decisões podem ser tomadas quanto ao partido arquitetônico das edificações:

O crítico Ignasi de Solá-Morales associa o conceito de “intervenção arquitetônica” aos projetos de arquitetura que lidam com preexistências de interesse histórico e cultural no contexto da atualidade. O autor adverte que toda intervenção cria relações visuais e espaciais com a obra existente, além de subentender uma interpretação do material histórico. O autor identifica duas estratégias principais de intervenção: a relação de contraste entre o “velho” e o “novo” e a relação de analogia entre a preexistência e a nova arquitetura. Abaixo são apresentadas algumas imagens referentes ao projeto de ampliação do Museu do Prado (2000-2007), de Rafael Moneo.



Legenda das figuras, a partir do alto, da esquerda para a direita: esboços do arquiteto com destaque para a área de intervenção; maquete do conjunto; elevação posterior do edifício histórico; elevação externa da ampliação a partir da ruína do antigo claustro; ruína e espaço interno após a ampliação.

A respeito desse projeto, é correto afirmar que

Observe as figuras abaixo.



A obra do arquiteto uruguaio, Eladio Dieste, é conhecida pelo emprego de técnicas e condições de construção locais, com profundo conhecimento estrutural, tendo como resultado um efeito plástico notável, onde espaço e estrutura são indissociáveis. A observação das figuras acima, referentes à Igreja de Atlântida, permite afirmar que a

De modo geral, o estudo de viabilidade de arquitetura (EV-ARQ) reúne um conjunto de informações de referência, de informações técnicas que devem ser produzidas e de documentos técnicos a serem apresentados, tais como:

As normas referentes às condições de acessibilidade estabelecem restrições quanto ao dimensionamento de degraus isolados e escadas fixas e relativos patamares. A respeito dessas restrições, é correto afirmar que