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Nos projetos de estruturas, os desenhos de armação devem fornecer informações sobre posição, bitola (diâmetro), comprimento, dobras e corte das barras de aço.



O comprimento dos estribos da viga VC1A do desenho acima é:

Nos projetos de estruturas, a planta de formas deve mostrar a posição dos elementos estruturais, identificá-los por nome ou número e indicar suas dimensões.

O elemento estrutural assinalado com o X na planta de forma acima é

O Centro Georges Pompidou (1971-77) - também chamado de Beaubourg por causa da rua que passa ao lado - em Paris, é conhecido como um exemplo de arquitetura que foi definida como high-tech, da qual Renzo Piano, um dos autores, é um dos expoentes mais importantes.

Em entrevista recente em que discute o papel social do arquiteto, analisando sua obra e metodologia de projeto de arquitetura e de desenho urbano, faz a seguinte afirmação: “O Beaubourg é um grande protótipo, um gigantesco objeto artesanal feito à mão, peça à peça. É uma espécie de paródia do imaginário tecnológico de nossos tempos.”





Considerando os princípios contidos na obra e nesse pensamento, verifica-se que

I. o que se construiu é um grande retângulo disponível a todas as possíveis articulações internas.

II. sua principal característica é a rigidez que se traduz em um espaço interno previsível, predefinido por determinações funcionais.

III. o Beaubourg não é um recipiente neutro: a extroversão, mesmo respondendo a exigências funcionais, se traduz, na realidade, em uma pesquisa estilística.

IV. os percursos mecanizados e visíveis do exterior foram lidos como uma citação high-tech. Mas não é bem assim: o que se realizou é apenas um jogo com a tecnologia, não é tecnologia.

É correto o que consta APENAS em

O corte é importante peça gráfica no desenvolvimento e representação de projetos arquitetônicos, pois permite a compreensão de informações distintas daquelas presentes na planta. Considere abaixo um corte do edifício do Centro de Artes Casa das Mudas (2001-2004), Ilha da Madeira, Portugal, do arquiteto Paulo David.



Em relação à quantidade de informações que os cortes podem fornecer, verifica-se que

Analise as imagens da Biblioteca de Viipuri, Rússia, (1933-35), do arquiteto finlandês Alvar Aalto.







Analisando as imagens, constata-se que o arquiteto projetou ou procurou:

I. nas salas de leitura, uma luz que não incidisse diretamente sobre as mesas de leitura para não produzir sombra em nenhum ponto, nem brilhos ou ofuscamentos no leitor.

II. na sala de conferências, um teto configurado por curvas que distribuíssem o som de maneira homogênea por todo o ambiente.

III. nos espaços exteriores, uma fusão de volumes que não permite clara apreciação da composição volumétrica do edifício.

IV. nos espaços interiores, uma simplicidade que se tornou comum em obras modernas.

É correto o que consta APENAS em