Filtrar


Questões por página:
Entre as etapas mais significativas na atividade de construção civil estão, sem sombra de dúvida, os estudos de viabilidade econômica. Esses estudos, quanto ao aspecto técnico, compreenderão:

I. estimativas de custo do capital a ser investido e de operação e manutenção.

II. justificativa econômica de rentabilidade.

III. estudo de capacidade econômica da área beneficiada e de mercado.

IV. juros de remuneração sobre a benfeitoria ao longo da vida útil estimada.

Está correto o que se afirma em
A ferramenta que mostra com detalhes todos os passos a serem seguidos na montagem, qualquer que seja a modalidade de projeto, sendo uma prática bastante utilizada pelos projetistas para a implantação de um empreendimento e essencial para o acompanhamento e controle de uma obra, denomina-se
Planejar é de fundamental importância para qualquer gestor de projetos e obras, é o ponto de partida tendo como base inicial a ideia. Um bom planejamento assinala o que se pode atingir e, para se obter numa obra resultados satisfatórios, devem sempre ser previstos planejamento, programação, execução e acompanhamento. (Eng. Ronaldo César de Araújo Coelho)

No planejamento, de uma forma geral, são necessárias as fases:

I. prever.
II. estabelecer objetivos.
III. formular estratégias.
IV. estabelecer normas de ação.

Está correto o que se afirma em

Na figura I, o galho da árvore apresenta uma variação nas dimensões de suas seções, aumentando da extremidade para o tronco. Tal variação tem uma razão estrutural de ser. Suponha uma fruta pendurada no extremo de um galho (figura II).


Considere:

I. A fruta, sob a ação da gravidade, aplica à extremidade do galho uma força igual ao seu peso.

II. Para que o equilíbrio se estabeleça, é necessário que, internamente, na seção considerada ocorra uma força igual e de sentido contrário ao peso da fruta (momento fletor).

III. As duas forças, de ação e reação, resultam num binário.

IV. As forças de ação e reação, tendem a provocar o giro da seção analisada, aplicando a ela um par de forças que tende a tracionar as fibras superiores e a comprimir as fibras inferiores (força cortante).

Está correto o que se afirma em

Algumas vezes, por exigências arquitetônicas, por necessidades especiais ou estéticas, a viga projeta-se fora do plano, desenvolvendo em planta um arco ou poligonal, apoiando-se apenas nos seus extremos. Esse tipo de vigia denomina-se