Filtrar


Questões por página:

Um problema muito comum na língua escrita é a ocorrência de cacófatos, ou seja, palavras chulas ou desagradáveis, formadas pela união das sílabas finais de uma palavra com as iniciais de outra.

Assinale a opção que evidencia um exemplo desse vício de linguagem.

O Manual da Redação da Folha de São Paulo condena o uso de modismos ou chavões que vulgarizam o texto jornalístico e fornece, na p.56, uma série dessas expressões.

Assinale a frase que exibe uma expressão que classificada como modismo ou chavão.

O Manual de Redação e Estilo do jornal Estado de São Paulo recomenda: “O redator deve ser claro, preciso, direto, objetivo e conciso. Não compor período de mais de três linhas, nem parágrafos com mais de oito datilografadas. Deve ser adotada como norma a ordem direta.”

Desobedecendo a essa diretiva, determine a frase a seguir, que não se apresenta na ordem direta.

Em um artigo sobre a construção da frase, o gramático Sílvio Elia escreveu:


“No tocante à construção da frase, é necessário ter em mente a já clássica distinção saussuriana entre significante (imagem mental da forma exterior, oral) e o significado (a ideia, o conceito, o conteúdo mental). Para nos restringirmos ao léxico, podemos exemplificar com a palavra casa. A significação dessa palavra se encontra nos dicionários da língua: eis o seu conceito ou significado. Mas sua expressão oral (significante) geralmente varia de uma língua para outra: casa (port., esp., it.), maison (fr.), house (ingl.), domus (lat.), oikos (gr.) e muitos outros exemplos.”

A afirmação correta sobre o que é lido nesse trecho é que

Em um dos seus brilhantes sermões (Sermão do Bom Ladrão), o Padre Antônio Vieira escreveu:

“Antigamente, os que assistiam ao lado dos príncipes chamavamse laterones. E depois, corrompendo-se este vocábulo, como afirma Marco Varro, chamaram-se latrones. E que seria que, assim como se corrompeu o vocábulo, se corrompesse também o que o mesmo vocábulo significa? Mas eu nem digo nem cuido tal coisa. O que só digo e sei, por ser Teologia certa, é que em qualquer parte do mundo se pode verificar o que Isaías diz dos príncipes de Jerusalém: “os teus príncipes são companheiros dos ladrões”.


Esse segmento aborda um aspecto dos estudos de linguagem, que é