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Concurso:
Instituto Federal Pará
Disciplina:
Estatística
Deseja-se fazer um estudo sobre características socioeconômicas das famílias dos alunos de três cursos de um determinado departamento de uma instituição de ensino superior. Considere que o número de alunos matriculados em cada um dos cursos é: 630 no curso A; 720 no curso B; e,450 no curso C. Definiu-se que 120 alunos farão parte do estudo, sendo a amostra selecionada de forma aleatória e respeitando a proporcionalidade de alunos dentro dos estratos populacionais definidos pelos três cursos. Desta forma, o total de alunos dos cursos A, B e C selecionados para compor a amostra será, respectivamente, dado por:
Concurso:
Instituto Federal Pará
Disciplina:
Estatística
O diretor-geral de uma grande rede de escolas deseja estudar a relação entre a nota dos alunos do ensino médio em uma determinada prova de conhecimentos gerais (Y, em pontos) com o sexo do aluno (X1 = 0, se feminino; X1 = 1, se masculino), a idade do aluno (X2, em anos) e a sua renda familiar per capita (X3, em reais). O estatístico contratado pra resolver esse problema selecionou uma amostra aleatória de alunos, ajustou um modelo de regressão linear múltipla usando as variáveis explicativas X1, X2, X3 e Y como a variável resposta. Ele apresentou ao diretor as seguintes conclusões:
I. A nota média do aluno cresce linearmente com relação a sua idade.
II. A nota média do aluno cresce linearmente com relação a sua renda familiar per capita.
III. A média da nota do aluno difere entre os dois sexos.
IV. O efeito linear da renda familiar per capita na nota não é o mesmo para qualquer idade, e vive-versa.
V. O efeito linear do sexo do aluno na nota é o mesmo para qualquer idade e renda familiar per capita.
Considerando as conclusões anteriores, marque a alternativa que corresponde a uma possível representação da estrutura do modelo final apresentado ao diretor-geral.
I. A nota média do aluno cresce linearmente com relação a sua idade.
II. A nota média do aluno cresce linearmente com relação a sua renda familiar per capita.
III. A média da nota do aluno difere entre os dois sexos.
IV. O efeito linear da renda familiar per capita na nota não é o mesmo para qualquer idade, e vive-versa.
V. O efeito linear do sexo do aluno na nota é o mesmo para qualquer idade e renda familiar per capita.
Considerando as conclusões anteriores, marque a alternativa que corresponde a uma possível representação da estrutura do modelo final apresentado ao diretor-geral.
Concurso:
Instituto Federal Pará
Disciplina:
Estatística
Considere uma série temporal {Yt }tn=1 adequadamente modelada por um processo ARIMA(1,1,0). Sendo c uma constante e at um erro aleatório (ruído branco gaussiano), a equação apropriada ao modelo especificado para esta série temporal é:
Concurso:
Instituto Federal Pará
Disciplina:
Estatística
A respeito do poder de um teste de hipóteses, analise as afirmativas a seguir.
I. É independente do nível de significância fixado pelo pesquisador. II. Será maior quanto maior for o tamanho da amostra. III. É afetado pelo valor verdadeiro do parâmetro envolvido no teste.
Está correto o que se afirma em
I. É independente do nível de significância fixado pelo pesquisador. II. Será maior quanto maior for o tamanho da amostra. III. É afetado pelo valor verdadeiro do parâmetro envolvido no teste.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
Instituto Federal Pará
Disciplina:
Estatística
Dois estimadores e são propostos para o parâmetro θ. O Erro Quadrático Médio (EQM) e a variância desses estimadores são apresentados na tabela a seguir:
Estimador EQM Variância 15 6 9 9
Com base nessas informações, assinale a afirmativa correta.
Estimador EQM Variância 15 6 9 9
Com base nessas informações, assinale a afirmativa correta.