Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considerando a reportagem apresentada nesse texto, e sabendo que, segundo o Currículo de Pernambuco, a filosofia no ensino médio deve proporcionar ao estudante a habilidade de analisar criticamente os principais valores da sociedade de consumo e seus impactos na política, sociedade e economia do mundo contemporâneo, julgue o próximo item, referente à relação entre os conceitos de consumo e consumismo.

Um dos grandes problemas que envolvem as reflexões e os debates acerca do consumismo é o prejuízo ambiental causado pela indústria da moda, que, relativamente à produção de danos ambientais, é precedida só pela indústria do petróleo.
mostrar texto associado
Considerando a reportagem apresentada nesse texto, e sabendo que, segundo o Currículo de Pernambuco, a filosofia no ensino médio deve proporcionar ao estudante a habilidade de analisar criticamente os principais valores da sociedade de consumo e seus impactos na política, sociedade e economia do mundo contemporâneo, julgue o próximo item, referente à relação entre os conceitos de consumo e consumismo.
O modo de ser da sociedade de consumo ocupa espaço fundamental nas modificações históricas e, especialmente, na formação da identidade da sociedade burguesa, influenciando esferas como a religião e a cultura, sem atingir, contudo, a economia e a política.
mostrar texto associado
Considerando a reportagem apresentada nesse texto, e sabendo que, segundo o Currículo de Pernambuco, a filosofia no ensino médio deve proporcionar ao estudante a habilidade de analisar criticamente os principais valores da sociedade de consumo e seus impactos na política, sociedade e economia do mundo contemporâneo, julgue o próximo item, referente à relação entre os conceitos de consumo e consumismo.
A reportagem apresentada relaciona consumismo, padrão de beleza e inserção da criança no mundo adulto, três importantes conceitos que podem ser pensados criticamente e refletidos filosoficamente pelos estudantes do ensino médio, considerando-se, por exemplo, que, quando do surgimento da Barbie, tal boneca suscitava nas meninas a simulação do exercício da maternidade.
mostrar texto associado
Considerando a reportagem apresentada nesse texto, e sabendo que, segundo o Currículo de Pernambuco, a filosofia no ensino médio deve proporcionar ao estudante a habilidade de analisar criticamente os principais valores da sociedade de consumo e seus impactos na política, sociedade e economia do mundo contemporâneo, julgue o próximo item, referente à relação entre os conceitos de consumo e consumismo.
Os bens de consumo, os serviços aos quais se tem acesso e os ganhos provenientes do trabalho são a representação de diferentes etapas da atividade econômica.
mostrar texto associado
Considerando a reportagem apresentada nesse texto, e sabendo que, segundo o Currículo de Pernambuco, a filosofia no ensino médio deve proporcionar ao estudante a habilidade de analisar criticamente os principais valores da sociedade de consumo e seus impactos na política, sociedade e economia do mundo contemporâneo, julgue o próximo item, referente à relação entre os conceitos de consumo e consumismo.
As questões acerca do consumismo estão diretamente relacionadas ao conceito de fetiche da mercadoria, isto é, são caracterizadas pelos objetos de desejo que se vinculam a círculos sociais específicos.