Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considerando a reportagem apresentada nesse texto, e sabendo que, segundo o Currículo de Pernambuco, a filosofia no ensino médio deve proporcionar ao estudante a habilidade de analisar criticamente os principais valores da sociedade de consumo e seus impactos na política, sociedade e economia do mundo contemporâneo, julgue o próximo item, referente à relação entre os conceitos de consumo e consumismo.

A reportagem em questão mostra a valorização social de determinado padrão de beleza como uma dimensão importante para a criação, manutenção e ampliação do consumismo.
mostrar texto associado
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre os conceitos filosóficos das escolas do período helênico e sua aplicação no ensino médio.
O raciocínio lógico na adolescência baseia-se em relações de sentido mais concretas e menos complexas que aquelas criadas na infância.
mostrar texto associado
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre os conceitos filosóficos das escolas do período helênico e sua aplicação no ensino médio.
Filosofar é um ato natural do ser humano, e a adolescência é um período propício para o exercício do conhecimento filosófico, dado que normalmente os adolescentes têm uma postura cética perante a vida e reproduzem os valores instituídos pela sociedade.
mostrar texto associado
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre os conceitos filosóficos das escolas do período helênico e sua aplicação no ensino médio.
No ensino médio, a abordagem da filosofia do período helênico (céticos, cínicos, epicuristas e estoicos) pode proporcionar o conhecimento de conceitos que eram importantes na Grécia antiga e que são atualmente conhecidos como autoconhecimento e autognosia.
mostrar texto associado
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre os conceitos filosóficos das escolas do período helênico e sua aplicação no ensino médio.
O ato de filosofar é uma atividade essencialmente acadêmica, restando aos professores do ensino médio a atividade de suscitar nos estudantes dúvidas quanto à possibilidade de apreensão desse tipo de saber.