Filtrar


Questões por página:
Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I –
Comparando-se o leite materno com o leite de vaca, tem-se que o leite materno é mais pobre em cálcio e fósforo. II – O leite humano é mais rico em lactoalbumina que o leite de vaca. III – Dos líquidos orgânicos, o leite humano é o mais rico em lactoferrina, substância que impede o desenvolvimento de Candida albicans, certos tipos de Escherichia coli e estafilococos – cuja ação é desempenhada pela lactoferrina privando o micro-organismo do ferro de que necessita para a sua sobrevida. IV – A amamentação materna precoce, iniciando-se na própria sala de parto, tem sido recomendada. Com esta prática reduz-se o risco de hipoproteinemia e hipoglicemia.
O leite materno contém todos os nutrientes de que o bebê necessita para uma alimentação completa como: vitaminas, proteínas, calorias, água, ferro, gordura, lactose, sais, cálcio, fósforo, glóbulos brancos, anticorpos contra infecções e outros. O leite materno está sempre na temperatura ideal, o que é mais um benefício para o bebê.
(http://crisete.bebeblog.com.br/33114/Aleitamento-materno-fonte-de-saude-e-vida-para-o-bebe/ )
Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I – No momento da amamentação, o bebê se alimenta e ainda estabelece uma fonte de afeto e de amor, porque o ato de alimentar o bebê passa a ser também um momento de interação mãe-bebê. II – A amamentação (contato físico com a mãe), além do afeto, do amor, do conforto, do carinho, facilita o desenvolvimento da criança e seu relacionamento com outras pessoas; protege o bebê contra diversas doenças, como diarreias, infecções respiratórias e urinárias, alergias, otites e problemas de visão. III – A amamentação fornece os nutrientes necessários para um crescimento saudável dos músculos e dos ossos e o desenvolvimento psicomotor e social dos bebês IV – O leite materno deixa o bebê mais inteligente; além de o ato de mamar no peito ajudar o desenvolvimento das mandíbulas e da arcada dentária e também da fala da criança.
Educação Alimentar e Nutricional (EAN), no contexto do Direito Humano à Alimentação Adequada, da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional e da Promoção da Saúde, é um campo de conhecimento e prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. A prática da EAN deve fazer uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favoreçam o diálogo junto a indivíduos e grupos populacionais, considerando todas as fases do curso da vida, etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar. A Educação Alimentar e Nutricional tem sido considerada uma estratégia fundamental para a prevenção e o controle dos problemas alimentares e nutricionais contemporâneos.
(https://www.gov.br/cidadania/pt-br/caisan/educacao-alimentar-enutricional#:~:text=Educa%C3%A7%C3%A3o)
Nessa dimensão, marque o que não se identifica entre seus resultados potenciais.
A Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Analise o Art.18 Os sistemas municipais de ensino compreendem:
I - As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal. II - As instituições de educação infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada. III - Os órgãos municipais de educação. IV - As instituições que se predispõem ao trabalho educacional, por filantropia ou doação.
Marque os incisos que estão de acordo com o caput do Art.18.
A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2016, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
(L13146 (planalto.gov.br)
Analise as informações seguintes:
I - Compete ao poder público garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a vida. II - Em situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência será considerada vulnerável, devendo o poder público adotar medidas para sua proteção e segurança. III - A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada. IV - O consentimento da pessoa com deficiência em situação de curatela poderá ser suprido, na forma da lei. V - O consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência é indispensável para a realização de tratamento, procedimento, hospitalização e pesquisa científica.
Estão em conformidade com o “TÍTULO II - DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS =- CAPÍTULO I - DO DIREITO À VIDA”, as informações da alternativa: