Filtrar


Questões por página:
Enquanto a expansão da economia europeia se limitou à abertura de novos mercados ultramarinos, isto é, na etapa pré-colonizadora, a política da potência expansionista se constituía fundamentalmente em estabelecer nas áreas ultramarinas, através da ação militar ou mesmo dominação política, condições que lhe permitissem o exercício do monopólio comercial, com exclusão das demais potências. Ao passar para atividade propriamente colonizadora, tratava-se de organizar uma produção que se ajustasse aos interesses dos lucros monopolistas. A produção colonial se ajusta às necessidades da procura europeia.
Marque a alternativa com afirmação incorreta.
Renascimento é um termo costumeiramente utilizado no sentido de um súbito reviver da cultura clássica greco-romana, no século XIV. Entretanto, o chamado Renascimento foi o aprofundamento de uma série de renascimentos desencadeados desde o século XI, pois a influência greco-romana se fez sentir por toda a Idade Média. (...)
(MELLO, Leonel Itaussu. et. al Historia Moderna e Contemporânea. Ed. São Paulo. p.32/3/4.)
Grosso modo, “o homem renascentista” caracterizou-se por diversos aspectos, excetuando-se:
Nos termos no que dispõe a lei 9.394/1996, assinale a alternativa que corresponde a um direito previsto em lei.
À luz do disposto na lei 9.394/1996, assinale a alternativa correta.
Segundo a Constituição Federal de 1988, a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Analise as assertivas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa, sobre os princípios do ensino.
( ) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. ( ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. ( ) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.