Filtrar


Questões por página:
Analise as caraterísticas abaixo:

É a condição considerada mais branda dentro das desordens neurológicas presentes no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Apresenta inteligência preservada e, por isso, também é chamado de “autismo de alto funcionamento”.

Em geral, a pessoa tem habilidade verbal satisfatória. Porém, por outro lado, apresenta dificuldades com simbologias, palavras de duplo sentido e interpretação de sinais não verbais.


As características acima referem-se ao(à):
“Se o professor acredita que todos os alunos devem aprender pelos mesmos meios, com aulas expositivas ministradas da mesma maneira, como garantir que o aluno com um grave comprometimento intelectual e motor, por exemplo, vá aprender os conteúdos propostos pelo currículo?” (Budel; Meier,2012). A respeito das atribuições da Educação Especial no ambiente escolar, analise as assertivas abaixo:

I. É a que oferece aquilo que o estudante precisa, atendendo às necessidades peculiares de cada um e contribuindo para o seu desenvolvimento na sociedade.

II. Faz com que o ser humano – aluno, estudante, deficiente – independente da denominação, sinta-se respeitado e valorizado nas suas capacidades.

III. Acredita verdadeiramente que uma pessoa com necessidades educacionais especiais tem condições de avançar na sua vida pessoal, acadêmica, profissional e social.



Quais estão corretas?
“A surdez é tão antiga quanto a humanidade. Sempre existiram surdos. O que acontece, porém, nos diferentes momentos históricos, é que nem sempre eles foram respeitados em suas diferenças ou mesmo reconhecidos como seres humanos” (Fernandes,2012). Considerando a literatura disponível na área sobre o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As primeiras iniciativas na educação de surdos, no século XVI, ocorreu com o monge beneditino Pedro Ponce de Leon, que ensinava nobres surdos a ler, a escrever e a contar.

( ) Os avanços médicos e tecnológicos permitiram buscar a cura e o tratamento dos déficits auditivos, destacando-se, entre outros, as fonoterapias, os aparelhos auditivos e o implante coclear.

( ) Ao longo dos séculos, o embate metodológico na comunicação e na educação de surdos vem ocorrendo entre as correntes gestualistas e oralistas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A competência sobre a elaboração e a execução do plano de AEE é:

I. Dos professores que atuam na sala de recursos multifuncionais ou centros de AEE.
II. Da Secretaria da Educação.
III. Dos professores do ensino regular.
IV. Dos serviços setoriais da saúde e da assistência social.


Quais estão corretas?
Considerando as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, analise o trecho abaixo:

Para o atendimento às necessidades específicas relacionadas às altas habilidades/superdotação, são desenvolvidas atividades de enriquecimento curricular nas escolas de ensino regular em articulação com as instituições de educação superior, profissional e tecnológica, de pesquisa, de artes, de esportes, entre outros (1ª parte). Nos casos de escolarização em classe hospitalar ou em ambiente domiciliar, o AEE é ofertado aos alunos público-alvo da Educação Especial, de forma complementar ou suplementar (2ª parte). O AEE é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não podendo mais ser realizado em centro de AEE (3ª parte).

Quais partes estão corretas?