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Num programa de geração de emprego e renda, o assistente social atendeu a um trabalhador desempregado e desencadeou com ele um processo reflexivo para o fortalecimento de sua consciência crítica. Por meio da interlocução estabelecida com o trabalhador, foi possível correlacionar as suas dificuldades de reinserção no mercado de trabalho com o contexto do capitalismo em crise, principalmente, com o agravamento do desemprego e da precarização do trabalho, propiciando uma visão geral das transformações contemporâneas.
Esse processo reflexivo foi sustentado por dois elementos fundamentais, que são o(a)
Uma mulher transgênero foi agredida em seu domicílio. Ela sofreu humilhações, violências físicas, psicológicas e foi expulsa do seio familiar. O assistente social, ao atendê-la, problematizou a sua situação, contextualizando a cultura patriarcal e transfóbica presente na sociedade. Com base na defesa intransigente dos direitos humanos, fez um encaminhamento para que ela fosse atendida na rede de atenção à mulher vítima de violência.
Nesse caso, em seu exercício profissional, o assistente social articulou as seguintes dimensões:
Na política de educação, o assistente social definiu procedimentos sistemáticos de apreensão da realidade social, para além da sua aparência, de modo a contribuir para a compreensão das condições de vida, de trabalho e de educação da população usuária dos serviços educacionais. Esses procedimentos são fundamentais para desvelar a inserção da política de educação nos processos de reprodução das desigualdades sociais e para a redefinição das estratégias educacionais.
Vinculada à produção de conhecimento e à análise da política de educação em sentido amplo, essa dimensão é denominada
No Brasil, com a Constituição de 1988, houve experiências de maior interação entre o Estado e a sociedade, por meio da participação popular. Nessas experiências, a participação deve produzir efeitos sobre as instituições e as políticas públicas, envolvendo o componente decisório. Porém, há regras que estabelecem o direito de participação a sujeitos que, organizados coletivamente, buscam exprimir a vontade popular, tais como representantes de movimentos sociais, entidades de classe, organizações civis, etc.
Essas experiências expressam uma forma de democracia
Para projetar um sistema de mobilidade urbana, um consórcio construtor do projeto solicitou ao assistente social o planejamento da remoção dos moradores de uma localidade, de modo a impactar o mínimo possível as suas vidas. Considerando a dinâmica contraditória dos interesses diversos, o profissional criou um comitê, por meio do qual foi coletivamente debatida a realização das obras do consórcio frente às reivindicações dos moradores, visando a assegurar os seus direitos.
Ao absorver a demanda institucional com base no direcionamento ético-político da profissão, o assistente social