Questões de Concurso
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Analise as afirmativas a seguir:
I. A gestão transforma metas e objetivos educacionais em ações, dando concretude às direções traçadas pelas políticas e, se entendida como processo político-administrativo contextualizado, coloca-nos diante do desafio de compreender tal processo na área educacional a partir dos conceitos de sistemas e gestão escolar. A gestão de sistema implica o ordenamento normativo e jurídico e a vinculação de instituições sociais por meio de diretrizes comuns. "A democratização dos sistemas de ensino e da escola implica aprendizado e vivência do exercício de participação e de tomadas de decisão. Trata-se de um processo a ser construído coletivamente, que considera a especificidade e a possibilidade histórica e cultural de cada sistema de ensino: municipal, distrital, estadual ou federal de cada escola.
Il. A democratização da gestão é defendida enquanto possibilidade de melhoria na qualidade pedagógica do processo educacional das escolas, na construção de um currículo pautado na realidade local, na maior integração entre os agentes envolvidos na escola. Assim, a gestão democrática implica um processo de participação coletiva e sua efetivação na escola pressupõe instâncias colegiadas de caráter consultivo, bem como a implementação do processo de escolha de dirigentes escolares, além da participação de todos os segmentos da comunidade escolar na construção do Projeto Político-Pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pela escola, pois mesmo sem o caráter deliberativo, essas instâncias possibilitam a coexistência de visões distintas e que, em harmonia, contribuem para o pensamento da pluralidade escolar, sobretudo em decisões coletivas como o financiamento das escolas, a escolha dos dirigentes escolares, a criação de órgãos colegiados e a construção do PPP.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Avaliação da aprendizagem é um instrumento empregado para avaliar o desempenho dos alunos, precisamente em um dado momento do processo de ensino-aprendizagem. Esse procedimento centrado na aplicação de testes e na quantificação por meio de notas resulta no acompanhamento do estudante em momentos bastante específicos do processo educativo. É ainda uma oportunidade para observar se os estudantes conseguiram atingir as metas estabelecidas. Desse modo, confirma-se a validade das ações pedagógicas postas em curso.
Il. A avaliação institucional constitui-se como um processo espontâneo de discussão permanente sobre as práticas vivenciadas na escola, intrínseco à construção da sua autonomia, já que fornece subsídios para melhoria e aperfeiçoamento da qualidade do seu trabalho. Essa autonomia desvincula a escola das demais instâncias do sistema, uma vez que a avaliação institucional articula as avaliações, ensejando uma leitura da totalidade das instituições e do sistema.
III. A avaliação da aprendizagem deve buscar a obtenção de informações fidedignas sobre o trabalho realizado com os estudantes nas diferentes áreas do conhecimento e só tem sentido se for encarada pela comunidade escolar como uma aliada tanto do desenvolvimento de cada estudante, como do alcance da consecução das metas de eficácia e qualidades fixadas pela unidade escolar ou pelos sistemas educacionais. Ela deve ser o resultado de uma análise crítica permanente da prática pedagógica, possibilitando a leitura e a compreensão do seu desenvolvimento.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Nos Conselhos de Classe e Escolar, não raro ocorre a utilização de critérios extraescolares na avaliação do aluno e da aluna. Tais critérios são reforçados e validados pelo coletivo escolar, e resultam em avaliações baseadas em comentários e opiniões, assumindo dimensões maiores e sendo decisivos na determinação do futuro dos alunos e das alunas. É um erro, porém, afirmar que tal procedimento pode ter por objetivo implícito tornar mais fáceis de suportar as péssimas condições materiais ou institucionais das escolas.
Il. O Conselho de Classe é mais do que uma reunião da qual normalmente participam professores, orientador educacional, coordenador pedagógico e gestor, pois se configura como um dos mecanismos de participação da comunidade na gestão e no processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na unidade escolar. Pode ser considerado uma das instâncias de vital importância num processo de gestão democrática, dado que guarda em sia possibilidade de articular os diversos segmentos da escola, tendo por objeto de estudo o processo de ensino, que é o eixo central em torno do qual se desenvolve o processo de trabalho escolar.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O planejamento é um processo de racionalização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. Os elementos do planejamento escolar, objetivos, conteúdos e métodos, estão recheados de implicações sociais, pois tudo o que acontece no meio pode escoar por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classes. Assim, o planejamento é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações, pois se não pensarmos sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes na sociedade.
Il. A ação de planejar consiste no preenchimento de formulário para controle administrativo, mas também é secundariamente uma atividade consciente de previsão de ações docentes, baseadas em opções político-pedagógicas, tendo como referência permanente as situações didáticas concretas, ou seja, a problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais e a comunidade que interagem no processo de ensino. Vale destacar que o planejamento também se configura como um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
Ill. Em relação ao planejamento de uma disciplina, é aconselhável elaborá-lo concomitantemente ao transcurso do ano letivo, devendo ser flexível, permitindo adaptações ao longo do processo, possibilitando a coparticipação dos alunos, ensejando organização sequencial de decisões. O planejamento de uma disciplina busca eficiência, precisa ser claro e exequível, é elemento de comunicação entre professor e coordenador, tal como entre professores e alunos, evita duplicação de programas e possibilita integração das disciplinas.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. É necessário, no bojo do processo de ensino e aprendizagem, que o Projeto Político Pedagógico da escola se proponha a valorizar os conhecimentos prévios que os estudantes trazem de suas vivências para a escola, auxiliando os estudantes a desenvolver competências nas diversas áreas de conhecimento, valorizando sua base sólida de sabers, relacionando esses conhecimentos às ideias dentro de um eixo conceitual, visando à mediação da aprendizagem. Ademais, é essencial que o Projeto Político Pedagógico da escola incentive os estudantes em sua autonomia de aprender, ajudando-os a compreender como podem e devem também, sendo autores do seu conhecimento, monitorar seus progressos.
Il. O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento teórico-metodológico voltado ao diagnóstico da situação da escola. Seu compromisso é com a identificação dos problemas. As propostas de resolução deles ficam a cargo de documentos conhecidos com planos de ação, cujo objetivo é a intervenção sobre a realidade e a mudança desta. A construção da dimensão cidadã se encontra no horizonte das preocupações do PPP, sendo essa dimensão ligada ao caráter político dele. Vale salientar que esse documento é elaborado coletivamente pela unidade escolar em seu âmbito interno, ou seja, envolve as equipes gestora e pedagógica e o corpo discente, mas também pode contar com a participação de pais ou responsáveis e com a comunidade extramuros da escola.
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