Filtrar


Questões por página:
De acordo com Behring (2006), a relação entre política social e Serviço Social no Brasil surge com o incremento da intervenção estatal, pela via dos processos de modernização conservadora no Brasil, a partir dos anos de 1930. Dadas as afirmativas acerca dos fundamentos da Política Social no Brasil,
I. O ideário neoliberal para as políticas sociais no Brasil articula o trinômio: privatização, universalização e descentralização. II. No campo teórico marxista, analisam-se as políticas sociais somente a partir de sua expressão imediata como fato social isolado. III. Pelo ângulo econômico, as políticas sociais assumem a função de reduzir os custos da reprodução da força de trabalho e elevar a produtividade, em épocas de crise. IV. Uma observação crítica reconhece no mundo do capital possibilidade de conjugação positiva entre a sua acumulação e o princípio da igualdade, atribuindo à política social uma via de solução da desigualdade social.
verifica-se que está(ão) correta(s) apena
Segundo Paulo Netto (2006), é no processo de recusa e crítica do conservadorismo que se encontram as raízes de um projeto profissional novo, precisamente as bases do que se convencionou chamar de Projeto Ético-Político do Serviço Social. Dadas as afirmativas sobre os elementos que fundamentam e explicam esse projeto,
I. Os projetos societários apresentam uma imagem de sociedade a ser construída; são coletivos, mas seu traço peculiar reside no fato de se caracterizarem como projetos macroscópicos. II. Os projetos profissionais apresentam a autoimagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente e, dentre outras características, delimitam e priorizam seus objetivos e funções. III. Os elementos éticos de um projeto profissional limitam-se a normativas morais e/ou prescrições de direitos e deveres. IV. No enfrentamento do Projeto Ético-Político do Serviço Social com o projeto societário hegemônico, não há limites numa sociedade capitalista.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas,
I. O assistente social pode ter cassada a sua inscrição profissional após decorrido dois anos de suspensão por falta de pagamento de anuidades e taxas. II. A punibilidade do assistente social, por falta sujeita a processo ético e disciplinar, prescreve em 5 (cinco) anos, contados da data da verificação do fato respectivo. III. Será eliminado dos quadros dos CRESS o assistente social que fizer falsa prova dos requisitos exigidos nos Conselhos. IV. A advertência pública, suspensão e a cassação do exercício profissional de um assistente social serão efetivadas através de publicação em Diário Oficial e em outro órgão da imprensa, e afixado na sede do Conselho Regional onde estiver inserido o denunciado e na Delegacia Seccional do CRESS da jurisdição de seu domicílio.
verifica-se que, de acordo com o código de Ética do Assistente Social, está(ão) correta(s)
Segundo Silva (2004), há consenso de que o Estado de Bem-Estar Social define-se, de modo geral, pela responsabilidade do Estado pelo bem-estar dos seus membros. Dadas as afirmativas acerca dos modelos de Estado de Bem-Estar Social utilizados nas análises da área,
I. As características do Modelo Liberal permitem denominá-lo de residual. II. O Modelo Conservador é, também, denominado de corporativo, contratual e meritocrático. III. O Modelo Social-Democrático é concebido como total-redistributivo.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Joana, assistente social há 20 anos, atua em um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, na cidade de Maceió. Com longa experiência na área de Serviço Social, seus serviços são requisitados com certa frequência pelo Poder Judiciário. Na última semana, ela recebeu uma convocação da Justiça para atuar, na qualidade de perito, no processo que investiga a culpabilidade dos indiciados na violência contra a idosa Maria das Neves, viúva,73 anos de idade, que Joana conhece, pois ela é frequentadora do grupo de idosos “Renascer”, localizado no CRAS onde trabalha. Na observância do Código de Ética Profissional, no capítulo que trata da relação entre assistentes sociais e a Justiça, Joana:
I. deve apresentar à Justiça um Relatório Social com a descrição ou o relato do que foi possível conhecer por meio de estudo social sobre o caso da idosa Maria das Neves. No parecer social do laudo social que acompanha o relatório encaminhado à Justiça, Joana deverá expor suas conclusões testemunhando fatos sigilosos da usuária de que tenha conhecimento no exercício profissional, ainda que esses fatos extrapolem o âmbito da competência profissional, pois ela teve autorização da idosa; II. deve recusar a convocação da Justiça, haja vista que é vedado ao assistente social atuar como perito em situações que não se caracterizam como área de sua competência ou de sua atribuição profissional; tal impedimento se enquadra no enunciado da questão, pois Joana atua no âmbito da Política de Assistência Social, e não na área Sócio-Jurídica; III. tem o dever de comparecer perante a autoridade que emitiu a convocação, se, no caso em questão, a Justiça exigir o seu depoimento, para declarar que está obrigada a guardar sigilo profissional nos termos do Código de Ética Profissional.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s) apenas