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Segundo Barbosa (A imagem no ensino da arte,2014), a teoria de Edmund Feldman para o ensino da arte tem como núcleo fundamental
“Temos que alfabetizar para a leitura da imagem. Através da leitura das obras de artes plásticas estaremos preparando a criança para a decodificação da gramática visual, da imagem fixa e, através da leitura do cinema e da televisão, a prepararemos para apreender a gramática da imagem em movimento”.
(Barbosa, A imagem no ensino da Arte,2014)

Para a autora, essa decodificação precisa ser associada ao
Segundo Hernández, a revisão das abordagens de ensino de arte passou a ser operada da perspectiva disciplinar e, pela importância dada à aprendizagem conceitual, deu-se, fora do Brasil, inicialmente durante a década de
“Daí ser muito reconhecida a habilidade de saber copiar as figuras, objetos ou outros desenhos que eram apresentados pelo professor. Este, apoiado em referenciais de ordem imitativa, levava aos alunos os modelos que eram selecionados da tradição clássica ou de livros, para serem repetidos pelos aprendizes. O perfeito conhecimento das formas como a reprodução de desenhos de ornatos, a cópia e o desenho geométrico visavam à preparação do estudante para a vida profissional e para as atividades que se desenvolviam tanto em fábricas como em serviços artesanais.”
(Ferraz & Fusari, Metodologia do ensino de arte,1999)

O excerto caracteriza, segundo as autoras, o ensino de arte a partir da
Nos colégios jesuíticos europeus, a educação estava voltada para os nobres e burgueses abonados, deixando de lado a educação popular. No Brasil, fundaram “escolas de ler e escrever” e de doutrina em vários locais. As crianças eram atraídas principalmente pelos métodos que os jesuítas utilizavam, e que faziam do conhecimento um atrativo, caracterizado