Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considere as seguintes afirmações sobre o conteúdo da narrativa de Machado:

I. Apresenta elementos de descrição tanto de aspectos físicos quanto de disposições e atitudes do ministro Aires.

II. Apresenta elementos de descrição tanto de aspectos físicos quanto de disposições e atitudes de Rita, a irmã do ministro Aires.

III. Apresenta elementos de descrição tanto do ambiente sócio-cultural quanto do ambiente geográfico-climático do Rio de Janeiro.

Quais estão corretas?
mostrar texto associado
Assinale a alternativa em que a afirmação está de acordo com o texto.
mostrar texto associado
É possível discernir pelo menos três elementos importantes na estrutura do episódio narrado por Machado:

1. As razões do ministro Aires para permanecer no Rio de Janeiro, tendo retornado ao Brasil no momento em que se aposentou.

2. As razões do ministro Aires para retornar ao Rio de Janeiro, tendo encerrado sua carreira como diplomata.

3. A situação de Aires e da cidade do Rio de Janeiro no momento em que se reencontram.

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a ordem em que estes elementos aparecem no texto, do começo para o fim do texto.
mostrar texto associado
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas das linhas 14,20 e 23.
mostrar texto associado
Considere as afirmações a seguir a respeito de recursos de pontuação e ortografia empregados por Wisnik no texto.

I. As expressões boutade (I.02), ad aeternum (I.13) e ad nauseam (I.13 e 14) foram grifadas (por meio de itálico) porque são estrangeirismos.

II. A frase como foram possíveis um e outro? (I.04 e 05) é precedida de dois pontos porque Wisnik está reportando em discurso direto uma pergunta de outra pessoa.

III. O vocábulo mal (I.09) é grafado com -l, e não com -u, porque se trata de um adjetivo que modifica o substantivo país (I.09).

IV. Ao marcar os adjetivos alta e baixa (I.10) com aspas, Wisnik quer ironizar a distinção sem matizes que se estabelece entre manifestações de alta e de baixa cultura.

Quais estão corretas?