Filtrar


Questões por página:
Da perspectiva gerencial, o grupo de trabalho é o principal meio pelo qual os gestores coordenam o comportamento do indivíduo para atingir os objetivos organizacionais. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Grupo formal: é criado pela organização para realizar o trabalho necessário em seu ambiente. II. Grupo de comando: é um grupo formal relativamente permanente com estruturas hierárquicas funcionais e que muitas vezes está no organograma da empresa. III. Grupo de tarefa: é um grupo formal relativamente temporário criado para uma tarefa específica. IV. Grupos de afinidade: são conjuntos de funcionários do mesmo nível hierárquico e que se encontram periodicamente para compartilhar informações, aproveitar oportunidades e resolver problemas. V. Grupo de interesse: é relativamente temporário e informal e se organiza em torno de uma atividade ou de um interesse comum entre seus membros.
Está correto o que se afirma em
Não são apenas os funcionários que experimentam emoções negativas quando a empresa na qual trabalham começam a demitir. A maioria dos executivos responsáveis por comunicar a notícia e escolher as pessoas que irão recebê-las também se sentem mal por ter de fazê-lo. Considerando que uma maneira de classificar as emoções é se elas são positivas ou negativas, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Afetividade positiva. 2. Afetividade negativa. ( ) Estressado. ( ) Autoconfiante. ( ) Alerta. ( ) Entediado. ( ) Triste. ( ) Sereno. ( ) Relaxado. ( ) Nervoso.
A sequência está correta em
“Respeitada como uma das empresas mais inovadoras do mundo, a Starbucks transformou uma mercadoria cujas vendas estavam caindo e inventou os tipos especiais de café como uma nova e importante categoria. A Starbucks conta com seus funcionários para compartilhar as impressões dos clientes com os gerentes e leva as equipes de desenvolvimento de produtos a passeios de estudos, em grupos, para examinar os comportamentos dos clientes, culturas locais e tendências de moda. Para administrar as mudanças de forma proativa e fazer com que o crescimento contínuo seja parte de sua cultura, deve transformar-se em uma organização ___________________________.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
“O coordenador de determinado curso de uma instituição de ensino conta que costumava adotar uma postura para evitar conflitos. Segundo o gestor, ele nem sempre conseguia reagir diante dos conflitos que surgiam no emprego e evitava discordar de colegas e superiores. ‘Tinha sempre a sensação de que havia feito o que era necessário, mas os resultados não apareciam’. A estratégia de resolução de conflito, denominada estratégia de _________________ enfatiza que uma das partes procura fugir de um conflito ou tenta suprimi-lo.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Os grupos de trabalho não são multidões desorganizadas; possuem uma estrutura que modela o comportamento de seus membros e ajuda a explicar e prever o comportamento deles, bem como o desempenho do grupo em si. Entre essas variáveis o conjunto de padrões comportamentais esperados, atribuídos a alguém que ocupa determinada posição em uma unidade social, denomina-se: