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Com o estado de pandemia que o mundo viveu, ou ainda vive, houve mudança em relação ao mundo do trabalho e da educação. Alguns aplicativos se destacaram, outros surgiram, dando diversas possiblidades para se continuar a vida. Atualmente, ainda há escolas usando do artifício de aulas remotas ou, no termo técnico, aulas mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), e o home office, ou trabalho remoto. São aplicativos/programas que possibilitam o trabalho remoto, assim como aulas remotas, gravadas ou síncronas, EXCETO:
De acordo com a NR-18 (Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção), as escadas de madeira não devem apresentar farpas, saliências ou emendas. A seleção do tipo de escada portátil como meio de acesso e local de trabalho deve considerar a sua característica e se a tarefa a ser realizada pode ser feita com segurança. A escada portátil deve ser selecionada: a) de acordo com a carga projetada, de forma a resistir ao peso aplicado durante o acesso ou a execução da tarefa; b) considerando os esforços quando da utilização de sistemas de proteção contra quedas; c) considerando as situações de resgate. As escadas portáteis também deverão, EXCETO:
Conforme a NR-01 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais), “a conjugação de atividades presenciais obrigatórias com outras atividades educacionais podem ser realizadas sem a presença física do participante em sala de aula, utilizando recursos didáticos com suporte da tecnologia, de material impresso e/ou de outros meios de comunicação”. As informações se referem a:
Observe a tirinha a seguir.
Considera-se Equipamento de Proteção Individual (EPI) todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. De acordo com a tirinha, pode-se afirmar que:
Desde que começou a ser produzido no Brasil, o etanol revitalizou a indústria canavieira. Sua utilização como combustível para automóveis tende a se popularizar nos próximos anos, reduzindo a dependência nacional do petróleo. Apesar das inúmeras vantagens do combustível brasileiro, o aumento das exportações do país tem enfrentado obstáculos comerciais. O protecionismo tem sido o seu maior inimigo, restringindo a entrada do etanol por meio de barreiras não tarifárias. Os outros países – especialmente os desenvolvidos – apresentam justificativas para impedir a entrada do biocombustível brasileiro; analise-as.
I. Apoiados nos argumentos da Food and Agriculture Organization (FAO), muitos países rejeitam o etanol por acreditar que sua produção inibe o fornecimento de alimentos, destinando a safras para o desenvolvimento do combustível.
II. As péssimas condições de trabalho nos canaviais brasileiros também contribuem para a reprovação internacional do etanol brasileiro.
III. Há uma crescente preocupação com a expansão das fronteiras agrícolas brasileiras.
IV. Acredita-se que a aceleração das atividades agrícolas para suprir o mercado de biocombustível pode estimular o desmatamento de florestas nativas.
Está correto o que se afirma em
I. Apoiados nos argumentos da Food and Agriculture Organization (FAO), muitos países rejeitam o etanol por acreditar que sua produção inibe o fornecimento de alimentos, destinando a safras para o desenvolvimento do combustível.
II. As péssimas condições de trabalho nos canaviais brasileiros também contribuem para a reprovação internacional do etanol brasileiro.
III. Há uma crescente preocupação com a expansão das fronteiras agrícolas brasileiras.
IV. Acredita-se que a aceleração das atividades agrícolas para suprir o mercado de biocombustível pode estimular o desmatamento de florestas nativas.
Está correto o que se afirma em