Questões de Concurso
Filtrar
752 Questões de concurso encontradas
Página 93 de 151
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
O nome “Grupo Santa Helena” surgiu devido à localidade. Afinal, muitos artistas que fundaram tal grupo contavam com ateliês que se localizavam na Praça da Sé, no edifício do Palacete Santa Helena, em São Paulo, no ano de 1934. São artistas do Grupo Santa Helena:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
Alberto da Veiga Guignard foi um dos poucos artistas a atingir, entre as décadas de 1930 e 1940, os propósitos da Antropofagia de “engolir” as culturas exógenas para produzir algo original e brasileiro. Em relação a Guignard, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
Sobre a arte conceitual, analise as afirmativas a seguir.
I. Surgiu na década de 1960 como desafio às classificações impostas à arte por museus e galerias. II. Era uma reação à arte considerada mercadoria. III. Em 1961, o artista italiano Piero Manzoni produziu 90 latinhas com o rótulo “Merda do Artista”, criticando a produção em massa e o consumismo. IV. A arte conceitual costumava empregar palavras escritas ou declarações. O artista Joseph Beuys usou a linguagem escrita para expressar suas mensagens em obras como Uma e três cadeiras (1965).
Está correto o que se afirma apenas em
I. Surgiu na década de 1960 como desafio às classificações impostas à arte por museus e galerias. II. Era uma reação à arte considerada mercadoria. III. Em 1961, o artista italiano Piero Manzoni produziu 90 latinhas com o rótulo “Merda do Artista”, criticando a produção em massa e o consumismo. IV. A arte conceitual costumava empregar palavras escritas ou declarações. O artista Joseph Beuys usou a linguagem escrita para expressar suas mensagens em obras como Uma e três cadeiras (1965).
Está correto o que se afirma apenas em
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
Em 1909, Les Demoiselles d’Avignon (1907) traçou os rumos não apenas do cubismo, mas de toda a arte moderna.
(Pablo Picasso. Les Demoiselles d’Avignon.1907, óleo sobre tela,243,9 x 233,7 cm. Conservada no MoMA, Nova Iorque, EUA.)
Em relação à imagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
(Pablo Picasso. Les Demoiselles d’Avignon.1907, óleo sobre tela,243,9 x 233,7 cm. Conservada no MoMA, Nova Iorque, EUA.)
Em relação à imagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
Cândido Portinari, ao longo da trajetória de sua obra, estabeleceu diálogos mais ou menos intensos com os movimentos e os artistas que o marcaram durante sua formação. Na década de 1940, depois de ver Guernica (1937), de Picasso, no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, a admiração de Portinari pela obra do pintor espanhol, presente desde o início da carreira, é renovada. Um exemplo é o das pinturas com figuras esquematizadas, de forte cunho expressivo. São exemplos dessa fase: