Filtrar


Questões por página:
“Principal responsável pela iniciação da escultura brasileira no movimento moderno internacional, desenvolvia uma escultura de intensa expressividade, não só pelas posturas e expressões inusitadas dos personagens, como o Cristo com trancinhas, exposto durante a Semana de Arte Moderna de 1922, mas também pelos jogos dramáticos de luz e sombra sobre os volumes, que, ao lado das formas simplificadas e estilizadas, evocam a Art Deco.” O excerto anterior se refere ao escultor ítalo-brasileiro:
Após a Semana de 22, os percursos dos artistas se diferiram uns dos outros. Em 1924, Tarsila do Amaral iniciou viagens de “redescoberta” do Brasil, nas quais foi de extrema importância a companhia de Oswald de Andrade, viagem que influenciou sua produção artística. A pintura modernista de Tarsila do Amaral pode ser dividida em quatro períodos. Relacione adequadamente as fases da pintura de Tarsila do Amaral com suas características.
1. Fase Pau-Brasil (1924-1928). 2. Fase Antropofágica (1928-1930). 3. Fase Social (década de 1930). 4. Fase Neo Pau-Brasil (década de 1950).
( ) Preocupação com questões sociais brasileiras. Obras: Operários, Costureira e Orfanatos. ( ) Temas nacionais. Obras: Batizado de Macunaíma, Povoação I, Porto I. ( ) Tons fortes, cores nacionais, imagens rurais e urbanas, influência cubista. Obras: Morro da favela, Carnaval em Madureira e O mamoeiro. ( ) Tons fortes, elementos oníricos, influência surrealista. Obras: Abaporu.
A sequência está correta em
A modernidade no Brasil confundia-se com o processo de transformação socioeconômica que ocorria de modo parcial e tardiamente nas grandes cidades. Em relação ao processo modernista no Brasil, assinale a afirmativa correta.
A pintura “Eu vi o mundo...ele começa no Recife” (1929) foi produzida pelo artista pernambucano Cícero Dias (1907-2003). A obra, um marco para a história do modernismo no Brasil, causou escândalo quando foi exibida ao público. Causou escândalo pelo tamanho,
“Desde as duas últimas décadas do século XIX, no Rio de Janeiro, dentro na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), artistas começaram a desenvolver novos aspectos da modernidade em suas obras. A produção de alguns artistas passou a vincular-se à prática da pintura ao ar livre. Eliseu Visconti, ligado à ENBA, foi um dos principais artífices da mudança e, sem dúvida, um dos maiores artistas do final do século XIX. Sua obra pictórica dialoga com elementos e temáticas do ________________ e do _________________. Nas artes decorativas, bastante importantes na sua trajetória, vê-se aspectos muito claros da Art _____________.” Considerando as características da obra de Eliseu Visconti, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.