Filtrar


Questões por página:
Com o início do Renascimento volta-se às formas construtivas e ornamentais greco-romanas. A arquitetura renascentista desenvolveu-se na Itália, entre os séculos XV e XVI. São características da arquitetura Renascentista:
Os artistas da Alta Renascença compartilharam da filosofia humanística que colocava o homem e as realizações da humanidade no centro de todas as coisas. Essa visão é exemplificada pelos desenhos e estudos anatômicos de Leonardo da Vinci (1452-1519), principalmente pelo desenho de proporções da imagem do homem (segundo Vitruvius), comumente chamado de “O homem vitruviano”. A ideia do homem como medida de todas as coisas se espalhou pelas artes plásticas e influenciou a construção da circular Tempietto (pequeno templo) de San Pietro (1502); se distingue por exibir formas verdadeiramente clássicas. Suas proporções são equilibradas e se baseiam totalmente na escala humana. Este oratório foi construído pelo arquiteto italiano:
O expressionismo alcançou um elevado senso de urgência por meio do uso de cores não naturais e formas exageradas e alongadas. Estava associado a dois grupos de artistas, um baseado em Dresden e outro em Munique, sendo que ambos possuíam muitos objetivos e influências em comum. Assinale a alternativa que apresenta os grupos citados e suas lideranças.
Sobre o Renascimento, o movimento cultural desenvolvido na Europa entre 1300 e 1650, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Renascimento marca a transição do fim da Idade Média para o surgimento da Idade Moderna. ( ) Obras de autores clássicos como Platão, Aristóteles, Cícero e Homero são redescobertas; com elas, uma visão mais humanista. ( ) Há uma rejeição ao conhecimento teológico, priorizando o homem e as realizações humanas. ( ) A história e a mitologia romana eram exploradas como temas artísticos. ( ) A razão torna-se o instrumento pelo qual o ser humano deve pautar suas ações.
A sequência está correta em
Ticiano Vecellio, um importante pintor italiano do século XV, é considerado um dos maiores representantes da Escola de Veneza do Renascimento Italiano. São obras de Ticiano: