Filtrar


Questões por página:
Tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que descreve a relação correta entre a Educação Física escolar e os objetivos do esporte, da dança, da ginástica e da luta praticados, fora da escola, de forma profissional.
Leia a seguinte situação de aula:

Um professor de Educação Física decide trabalhar com seus alunos alguns jogos populares ou jogos de rua. Para isso, pede que eles sugiram quais jogos trabalhar. Decididos os jogos, o professor discutiu com a turma como eles seriam ensinados para aqueles que não os conheciam, e também quais seriam as atividades preparatórias mais adequadas antes da vivência de cada jogo. Terminada a aula, em que as atividades previstas foram realizadas, o professor conversa com a turma a respeito do que vivenciaram, pedindo para que dissessem o que gostaram ou não gostaram, e que sugerissem modificações para o que não haviam gostado.

A proposta pedagógica utilizada pelo professor, na situação descrita, foi a
Entre as diversas abordagens pedagógicas na Educação Física, uma delas se utiliza da área do conhecimento da cultura corporal que se concretiza nos seus diferentes temas, quais sejam, o esporte, a ginástica, o jogo, as lutas, a dança e a mímica, sistematizando o conhecimento da Educação Física nos ciclos: 1) da organização da identidade dos dados da realidade; 2) da iniciação à sistematização do conhecimento; 3) da ampliação da sistematização do conhecimento, e 4) do aprofundamento da sistematização do conhecimento.

Essa abordagem pedagógica da Educação Física se intitula como
O cartesianismo é uma filosofia que concebe o ser humano composto por duas partes distintas: corpo e mente. Hoje em dia as teorias pedagógicas holísticas da Educação Física discordam dessa concepção, com base no conceito de
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o texto a seguir.

Valter Bracht (1999), ao escrever sobre o corpo humano, menciona as ideias que definem o corpo humano em: corpo produtivo; corpo saudável; corpo deserotizado e corpo dócil.

Essas caracterizações do corpo humano ocorrem em função das ações e intervenções que o corpo sofre, com a finalidade de _________exigências de organização da produção e da reprodução da vida.