Questões de Concurso
Filtrar
160 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 32
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Disciplina:
Pedagogia
No que diz respeito ao trabalho com alunos surdos no ambiente escolar, conforme a obra Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é correto afirmar que
Concurso:
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com o documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é correto afirmar que o(a)
Concurso:
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Disciplina:
Pedagogia
Com relação à mediação do professor como prática cultural de significação do conhecimento, Maturana (1998) defende o ponto de vista de que o(a)
Concurso:
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Disciplina:
Pedagogia
Na história da educação no Brasil, Paulo Freire destaca-se pela contribuição que sua teoria trouxe às práticas pedagógicas. Freire (1987), para quem o educar é um ato político, critica a educação bancária, segundo a qual os oprimidos
Concurso:
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Disciplina:
Pedagogia
Com relação aos saberes necessários à prática educativa, analise as afirmações a seguir, classificando-as como V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) O papel do professor progressista não é apenas o de ensinar matemática ou biologia, mas sim, tratando a temática que é objeto de seu ensino e da aprendizagem do aluno, ajudar o aluno a reconhecer-se como arquiteto de sua própria prática cognoscitiva.
( ) A prática educativa vivida com afetividade e alegria prescinde da formação científica séria e da clareza política dos educadores ou educadoras.
( ) Todo ensino de conteúdos demanda de quem se acha na posição de aprendiz que, a partir de certo momento, assuma a autoria também do conhecimento do objeto.
De acordo com Freire (2009), assinale a alternativa que apresenta a classificação correta das afirmações, de cima para baixo.
( ) O papel do professor progressista não é apenas o de ensinar matemática ou biologia, mas sim, tratando a temática que é objeto de seu ensino e da aprendizagem do aluno, ajudar o aluno a reconhecer-se como arquiteto de sua própria prática cognoscitiva.
( ) A prática educativa vivida com afetividade e alegria prescinde da formação científica séria e da clareza política dos educadores ou educadoras.
( ) Todo ensino de conteúdos demanda de quem se acha na posição de aprendiz que, a partir de certo momento, assuma a autoria também do conhecimento do objeto.
De acordo com Freire (2009), assinale a alternativa que apresenta a classificação correta das afirmações, de cima para baixo.