Filtrar


Questões por página:
Paciente feminina,32 anos, que está em pósoperatório de cirurgia do trato gastrointestinal, tem indicação de dietoterapia com característica branda e pobre em resíduos. Diante disso, a dieta da paciente pode conter
Considerando os riscos decorrentes da cocção de alimentos, um deles é a lixiviação, que se refere à
Um professor lançou aos seus alunos a descrição do seguinte caso clínico: “Paciente apresentou manifestações clínicas que incluíam envolvimento dos sistemas nervoso e gastrointestinal. Inicialmente, relatou anorexia, mal-estar geral, constipação intestinal e desconforto abdominal, além de “fraqueza” e edema nos membros inferiores (frequentemente associados a parestesias). Visivelmente, o paciente apresentava debilidade”. O professor relatou que o caso é consequência da deficiência de uma determinada vitamina que atua como coenzima no metabolismo dos carboidratos e aminoácidos, sendo essencial nas reações que produzem energia da glicose e que convertem a glicose em gordura para armazenamento nos tecidos. Também exerce um papel na condução dos impulsos elétricos dos nervos periféricos.

Ainda sobre a questão anterior, conforme a descrição do caso clínico, a doença carencial que o paciente apresenta é fruto da deficiência de
Um professor lançou aos seus alunos a descrição do seguinte caso clínico: “Paciente apresentou manifestações clínicas que incluíam envolvimento dos sistemas nervoso e gastrointestinal. Inicialmente, relatou anorexia, mal-estar geral, constipação intestinal e desconforto abdominal, além de “fraqueza” e edema nos membros inferiores (frequentemente associados a parestesias). Visivelmente, o paciente apresentava debilidade”. O professor relatou que o caso é consequência da deficiência de uma determinada vitamina que atua como coenzima no metabolismo dos carboidratos e aminoácidos, sendo essencial nas reações que produzem energia da glicose e que convertem a glicose em gordura para armazenamento nos tecidos. Também exerce um papel na condução dos impulsos elétricos dos nervos periféricos. Qual é a doença em questão?
Os ácidos graxos podem ser classificados como saturados (sem duplas ligações entre seus átomos de carbono), mono ou poliinsaturados, de acordo com o número de ligações duplas em sua cadeia. Os ácidos graxos saturados mais frequentemente presentes em nossa alimentação (que variam de 12 a 18 átomos de carbono) são: