Questões de Concurso
Filtrar
1.610 Questões de concurso encontradas
Página 131 de 322
Questões por página:
Para que uma reportagem de televisão fique atrativa para o telespectador é preciso que seja ilustrada por imagens. Com base nesta ideia, analise as asserções a seguir:
I. A palavra precisa dar apoio à imagem, e não competir com ela.
II. É preciso identificar nos textos quais são os elementos fundamentais da notícia, mesmo que sejam mostrados pelas imagens.
III. O texto da reportagem televisiva deve ser descritivo para permitir que deficientes visuais compreendam a reportagem.
IV. O texto não tem o poder de valorizar uma imagem, por isso é preciso priorizar a imagem em detrimento do texto.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
No livro “Jornalismo diário: reflexões, recomendações, dicas e exercícios” (São Paulo: Publifolha,2012, p.95), a autora Ana Estela de Sousa Pinto explica que “No Brasil, a maioria dos órgãos não mantém dados disponíveis e não os divulga quando o jornalista precisa deles. Muitas assessorias de imprensa retêm as informações quando julgam que a reportagem pode ser “negativa” para o órgão em que trabalham”.
Assinale a reportagem em que o profissional não dependeria das assessorias para elaboração.
Uma das características do veículo rádio continua sendo a instantaneidade na transmissão de notícias e a penetração, já que o sinal pode chegar a lugares onde não é possível sintonizar televisão ou acessar internet. Com base nestas afirmações, analise as assertivas a seguir:
I. Em rádio toda frase precisa de verbo, pois sugere ação.
II. Nunca use gerúndio, por mais que a ação esteja acontecendo no momento.
III. Sujeito, verbo e predicado compõe a ordem indireta, que dever ser utilizada no rádio.
IV. Use frases curtas, principalmente entre vírgulas.
V. Tente escrever o texto na forma positiva, evitando o “não”.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
É considerado um dos papéis da Assessoria de Imprensa preparar o assessorado para que ele esteja apto a falar com a imprensa, principalmente em momentos de crise. A este trabalho dá-se o nome de Media Training. Analise as asserções a seguir:
I. Porta-voz e fonte são sinônimos.
II. Todo porta-voz é fonte, mas nem toda fonte é considerada porta-voz.
III. O porta-voz é o que representa oficialmente a instituição, e deve ser sempre o profissional que ocupa o maior cargo.
IV. O porta-voz, algumas vezes, atua para preservar algum dirigente da instituição.
V. O porta-voz precisa ter credibilidade, objetividade, firmeza e capacidade de improviso e argumentação.
Analisando as assertivas anteriores, é CORRETO o que se afirma apenas em: