Questões de Concurso
Filtrar
1.610 Questões de concurso encontradas
Página 132 de 322
Questões por página:
De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o profissional da área NÃO pode:
I. colocar em risco a integridade da fonte ou de profissionais com os quais atua.
II. divulgar informações obtidas com o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos, nem nos casos incontestáveis de interesse público.
III. produzir matérias de caráter publicitário ou decorrente de patrocínios.
IV. defender o direito de resposta às pessoas ou organizações mencionadas em reportagens pelas quais é responsável.
Analisando as afirmativas anteriores, é CORRETO o que se afirma apenas em:
No jornalismo online a pirâmide invertida não é mais a principal forma para redação de notícias. Os textos podem ser escritos, por exemplo, separados em blocos. “Dividir a sua reportagem em blocos maximiza o potencial de leitura. As reportagens podem ser complexas, com vários assuntos, ângulos e áreas de cobertura”. (WARD,2006, p.127).
Considerando a afirmação acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Quando uma reportagem é escrita em blocos, o número de pontos de entrada para diferentes elementos, como áudio, vídeo e links, aumenta.
PORQUE
II. O meio online é considerado não-linear e a maioria dos elementos multimídia, quando inseridas no texto em formato pirâmide invertida, é produzida de modo periférico e não integral.
No jornalismo audiovisual, o editor de texto tem a função de montar a estrutura da reportagem. É ele quem escolhe os trechos das sonoras que serão utilizadas, que avalia se a passagem do repórter entrará ou não na matéria, e que acompanha a cobertura dos offs, feita pelo editor de imagens.
Também é função do editor de texto
Leia a seguir
A imagem acima é um infográfico. Trata-se de uma ferramenta comunicacional que combina estrategicamente imagens e palavras para representar visualmente informações que não são transmitidas de forma eficiente por foto e texto.
KANNO, M. Infografe: como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente. São Paulo: Infolide,2013 (adaptado).
Considerando o infográfico e sua definição, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Representações simples como fios e setas são boas soluções em infográficos, assim como a redundância.
PORQUE
II. o leitor espera compreender a informação de forma direta, assimilando o casamento texto-imagem, bem como ser conduzido pelas informações por meio das indicações de percurso da leitura.
A respeito dessas asserções, marque a alternativa CORRETA.