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Osdoski e Costa (2024) apresentam uma revisão sistematizada da literatura com objetivo de averiguar os serviços de apoio à pesquisa ofertados por bibliotecas universitárias. O estudo incluiu as bases de dados nacional e internacionais em Ciência da Informação e renomadas bases multidisciplinares internacionais. Assinale a alternativa que apresenta a base de dados que faz parte das bases multidisciplinares internacionais.
Segundo Arellano (2004), as práticas relacionadas à preservação digital estão baseadas na imperiosa necessidade de contar com mecanismos que garantam a preservação de seus documentos em formato digital. Essa preocupação está relacionada ao desenvolvimento de padrões e de mecanismo legais para lidar com arquivos eletrônicos a partir de estratégias metodológicas bem definidas. Nesse sentido, o autor apresenta estratégias de preservação no fluxo dos documentos digitais dentro da estrutura da biblioteca digital com a necessária adoção de ferramentas que protejam e garantam a sua manutenção. A preservação ________ está voltada aos requisitos de migração de suporte e refrescamento do meio, a preservação ________ destina-se à conversão de formatos e emulação e a preservação ________ relaciona-se ao conteúdo.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
A UFRGS possui dois prefixos editoriais junto à Agência Brasileira do International Standard Book Number (ISBN), os quais podem ser atribuídos pela Editora ou pelas Bibliotecas da UFRGS. Sobre a obtenção do ISBN, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O ISBN é um número de identificação individual de materiais bibliográficos com função de eliminar barreiras linguísticas e facilitar a localização e comercialização das obras. A numeração é controlada pela Agência Internacional do ISBN. No Brasil, a Câmara Brasileira do Livro representa essa Agência e tem a função de atribuir o ISBN.

( ) O ISBN deve ser inserido na página de créditos, especificamente na ficha catalográfica, separado por hífen e precedida da sigla “ISBN”.

( ) Como regra, o ISBN deve ser atribuído a cada nova edição de uma publicação com mudança no conteúdo ou idioma diferente. Além disso, obras reeditadas com ou sem mudanças no tipo de suporte, tipo de formato, tipo de acabamento e tipo de capa também recebem novo ISBN. Os volumes de uma coleção e a coleção completa recebem o mesmo número.

( ) Qualquer Pessoa Jurídica ou Física que pretende publicar um livro pode solicitar ISBN. A Pessoa Jurídica (Empresa) precisa ser obrigatoriamente uma editora.

( ) A solicitação de um ISBN é feita de forma 100% online no Portal de Serviços da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Os acervos das bibliotecas setoriais da UFRGS têm sofrido danos resultantes de alguns desastres, como o mais recente episódio da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024, que causou danos significativos à Biblioteca da Escola de Administração, com perda de mobiliário, equipamentos e a redução em 50% do acervo. Nesses casos de catástrofes, segundo Spinelli e Pedersoli Jr. (2011), são estabelecidos alguns critérios para identificação de acervos prioritários para ações de tratamento de riscos, em especial, emergências. Existem critérios principais para a identificação de peças do acervo bibliográfico e documental e demais itens do patrimônio que são priorizados em ações de tratamentos de riscos, particularmente em resposta a situações emergenciais, tais como inundações, incêndios e colapso estrutural. São critérios a serem considerados, EXCETO:
A Biblioteca Central da UFRGS juntamente às bibliotecas setoriais oferecem o curso de capacitação Super 8, que é oferecido para auxiliar estudantes de graduação e pós-graduação a aprimorarem suas habilidades de pesquisa e redação de trabalhos acadêmicos. O curso possui módulos, cada um focado em uma área essencial para o sucesso na vida acadêmica com a proposta de que os participantes desenvolvam as competências necessárias para lidar com o processo de pesquisa, desde a busca por fontes até a formatação final do trabalho. Um desses módulos prepara os estudantes para usar bases de dados como fontes de pesquisa online que agregam a produção intelectual de acordo com a área (Pubmed, Scopus e Web of Science), ajudando-os a aprender as funcionalidades, montar uma estratégia de busca e exportar documentos para os gerenciadores. Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta o nome desse módulo.