Filtrar


Questões por página:

Pensar os ideários educacionais sob a égide da emancipação humana e educativa implica no reordenamento da organização do trabalho da escola, o que releva a importância do projeto político pedagógico, como ação firmada na concepção de sociedade, educação e escola. Enfim, delineado, discutido e assumido coletivamente enaltece a função de coordenar as ações escolares e alcance das finalidades político-pedagógico.


VEIGA, Ilma P. A. (Org.) Escola: Espaço do Projeto Político-Pedagógico.13ª. ed. Campinas, SP: Papirus.2008.


Considerando o texto apresentado e as concepções epistemológicas sobre a temática em foco, avalie as afirmações a seguir.


I. A priori, a elaboração do projeto político pedagógico parte das reflexões e investigações da comunidade sobre crenças, convicções, conhecimento da realidade escolar e do contexto social e científico.


II. Como documento para emancipação humana, o projeto político pedagógico em sua elaboração deve desconsiderar os fundamentos de caráter normativo e prescritos na forma das legislações.


III. O processo de construção do projeto político pedagógico é um passo fundamental na conquista da autonomia de uma instituição educativa em suas dimensões administrativa, financeira, jurídica e pedagógica.


IV. O projeto político pedagógico é um documento teórico, técnico e burocrático cujo compromisso central é o ordenamento das tarefas cotidianas da equipe escolar.


V. No que tange a concepção como projeto político pedagógico de qualidade, o mesmo deve apresentar, entre outras, a seguinte característica: explicitar o compromisso com a formação do cidadão.


É correto apenas o que se afirma em:

Contemporaneamente, exercer a docência em um contexto crítico, reflexivo e histórico requer reflexões sobre suas funções para além da simples transmissão de conhecimentos. O que elucida, pensar a atuação docente intermediada por variedades de planejamentos imprescindíveis às propostas educativas. Nessa lógica, o planejamento como um ato pedagógico através do qual configura a maneira filosófica, política, científica e operacional revela uma forte ferramenta que poderá conferir legitimidade às mudanças propostas.


Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/399/196. Acesso em: 6 mar 2025. (adaptado)


Tendo como referência o planejamento à priori de toda prática docente, avalie as afirmações a seguir.


I. No contexto específico do ensinar, exige do professor a responsabilidade de coordenar o desenvolvimento de seu trabalho compreendendo com clareza cada uma de suas fases: planejar, executar, avaliar.


II. Como prática docente, o planejamento é um ato político que provoca atitudes pedagógicas, técnicas, políticas e humanas.


III. No eixo do aperfeiçoamento docente, planejar é condição básica que requer, apropriação teórica dos conteúdos, reflexão da própria experiência, análise do quadro da realidade dos sujeitos envolvidos no processo e das influências políticos pedagógicas da instituição escolar.


IV. No escopo da função social da escola, a intencionalidade no ato de planejar requer por parte do professor uma postura de neutralidade sobre o contexto filosófico, político e cultural.


V. No âmbito escolar, planejar as atividades pedagógicas de forma coletiva e participativa implica interação, integração e colaboração, ao tempo que exige respeito e habilidade para lidar com o outro em suas múltiplas dimensões.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

A diversidade de organismos no reino Animal é vasta e compreende diferentes sistemas de organização e estratégias reprodutivas. Um dos grupos que apresenta peculiaridades em seu sistema de reprodução e desenvolvimento é o dos anfíbios. Esses animais, conhecidos por sua capacidade de viver em ambientes aquáticos e terrestres, possuem características que são essenciais para sua sobrevivência em ambos os meios.


Com base nas informações sobre os anfíbios, assinale a alternativa CORRETA:

"Brasil concentra 83% dos casos de dengue nas Américas", segundo a estatística da ONU – PAN, abril de 2024. A dengue ainda é uma doença que assusta e persiste. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou para o aumento de casos de dengue nas Américas. Até 26 de março deste ano, mais de 3,5 milhões de infecções e mais de mil mortes foram relatadas na região.
Diante da informação apresentada sobre a concentração de casos de dengue no Brasil e o aumento da incidência dessa doença nas Américas, é possível inferir que:
Nas atividades diárias de tratamento dos alimentos para serem aproveitados no metabolismo do nosso organismo, pode-se observar que algumas aplicações e técnicas são resultados de uma cultura que se mantêm ao longo do tempo, enquanto outras são abandonadas em virtude do desconhecimento. Essa situação evidencia a interação entre a sabedoria popular e o conhecimento científico. A partir do texto acima, analise as seguintes afirmativas:
I. As práticas alimentares que perduram evidenciaram a eficácia das técnicas que combinam o saber tradicional com a validação científica.
II. O abandono de determinadas técnicas significa que elas são necessariamente ineficazes ou sem valor nutricional comprovado.
III. A integração entre a sabedoria popular e o conhecimento científico pode contribuir para a evolução e aprimoramento das práticas de tratamento dos alimentos.
Assinale a alternativa CORRETA.