Filtrar


Questões por página:
A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, descritos no anexo, podendo ser imediata ou semanal.
(Disponível em: https://www.gov.br/saude/ptbr/composicao/svsa/notificacao-compulsoria. Acesso em: 02/03/2023.)
São doenças e agravos de notificação compulsória, EXCETO:
Segundo dados do Sistema de Informação de agravos de Notificação (SINAN), o estado do Pará se destaca em notificações de acidentes de animais peçonhentos na região Norte. No ano de 2017, a região notificou aproximadamente 17.340 novos casos de acidentes por animais peçonhentos, sendo 7.520 casos no estado do Pará. Considerando o atendimento pré-hospitalar, dentre outros cuidados, é recomendado ao profissional de saúde que se depara com uma vítima de acidente por ofídios, EXCETO:
“Queimadura é toda lesão provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação ou mesmo alguns animais e plantas (como larvas, água-viva, urtiga), dentre outros. O cálculo da extensão da queimadura é classificado de acordo com a idade. Nestes casos, normalmente utiliza-se a conhecida regra dos nove, criada por Wallace e Pulaski, que leva em conta a extensão atingida, a chamada Superfície Corporal Queimada (SCQ). Uma queimadura é considerada grave em crianças, necessitando de atendimento médico o quanto antes, quando tem a extensão/profundidade maior que ________ da superfície corporal queimada.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
A obesidade é um problema crescente de saúde pública. Em relação às recomendações das atuais diretrizes para as manobras de ressuscitação cardiopulmonar em pacientes obesos durante uma parada cardiorespiratória, é correto afirmar que:
Sobre as medidas de proteção respiratória, ou seja, de proteção individual no controle da tuberculose, analise as afirmativas a seguir.
I. As máscaras utilizadas pelos profissionais de saúde podem ser reutilizadas desde que estejam íntegras e secas.
II. Pacientes com tuberculose pulmonar devem fazer o uso da máscara tipo PFF2 ou N95, enquanto aguardam atendimento e durante todo o atendimento em locais com pouca ventilação.
III. Profissionais de saúde que atendem grande quantidade de pacientes bacilíferos para início de tratamento devem utilizar máscaras tipo PFF2 ou N95 somente quando se aproximarem da pessoa a ser atendida.
Está correto o que se afirma em