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As ferramentas CASE foram introduzidas nas décadas de 1980 e 1990 e, de forma geral, são constituídas de softwares para apoiar os processos de desenvolvimento e evolução de software. As ferramentas CASE são baseadas na abrangência de apoio ao processo de software. Considerando que existem três categorias: ferramenta; bancada; e, ambiente, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Ferramenta. 2. Bancada. 3. Ambiente.
( ) Apoia todo ou parte substancial de um processo inteiro de software, desde a modelagem de processo até a sua execução.
( ) Apoia uma fase de processo como especificação ou projeto.
( ) Apoia tarefas individuais de processo como verificação de consistência de projeto, edição de texto etc.
A sequência está correta em
Sobre os Métodos ágeis (XP – Extreme Programming e SCRUM), analise as afirmativas a seguir.
I. Na atividade de codificação, o método XP trabalha programação em pares, ou seja, recomenda que duas pessoas trabalhem juntas em uma mesma estação de trabalho para criar código para uma história.
II. Na metodologia Scrum, o número de sprints necessários para cada atividade metodológica varia (dependendo do tamanho e da complexidade do produto), sendo adaptado ao problema em questão e definido; e, muitas vezes, modificado em tempo real pela equipe Scrum.
III. O método Extreme Programming (Programação Extrema) envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas: requisitos; análise; projeto; evolução; e, entrega.
IV. Em uma situação ideal, antes de começar outra reunião de planejamento do sprint, o Scrum master marca uma reunião de três horas (para um sprint de quatro semanas) com a equipe de desenvolvimento, chamada de retrospectiva do Sprint.
Está correto o que se afirma em
A arquitetura MVC (Model-View-Controller), um modelo de arquitetura de software, é aplicada à divisão ou abstração de tarefas em camadas independentes que, através de trocas de requisições e mensagens, se interagem de forma a organizar o código para que sua manutenção, encapsulamento e reúso fiquem mais dinâmicos e simples, pois permite uma melhor separação de responsabilidades e de distribuição de tarefas. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Model: camada que contém a aplicação física, e de sua responsabilidade apresentar a interface gráfica do sistema aos usuários.
II. Controller: define o comportamento da aplicação; é como um gerenciador da interface do usuário, interpretando suas ações e que se comunica por meio de eventos disparados pela interação do usuário com o Modelo no padrão MVC para atualizar dados à View. A função desse padrão de arquitetura é tornar possível a separação entre as camadas.
III. View: camada de apresentação com usuário, ou seja, são classes responsáveis pela apresentação da interface gráfica do sistema, onde são realizadas a entrada de dados e a visualização das respostas processadas.
Está correto o que se afirma em
Metodologia ágil é uma forma de construir software através de conjuntos de práticas para atender às especificações de um projeto, como agir e realizar o desenvolvimento com eficiência, agilidade e entrega do produto final com rapidez e qualidade. Das metodologias ágeis, o processo de desenvolvimento de software XP (Extreme Programming) é considerado o mais radical e que possui característica específica para a construção do projeto; uma dessas características trata sobre as necessidades de melhoria no projeto e que para isso deverá ser realizada através de um tipo de processo específico; assinale-a.
Um Engenheiro de Sistemas foi contratado para elaborar a contagem de pontos de função para um novo projeto de desenvolvimento de software utilizando a Análise de Pontos de Função (APF), conforme as condições de complexidade seguindo as regras de contagem funcional para o processo de desenvolvimento e manutenção de software. As condições dadas são: Imagem associada para resolução da questão

O valor correto de Pontos de Função Bruto (PFB) sem fator de ajuste é: