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De acordo com José Morais, em seu texto “Criar leitores para uma sociedade democrática”, o processo de alfabetização envolve as seguintes aquisições:

1. A compreensão do princípio alfabético, isto é, que as letras ou grupos de letras não correspondem a sons, mas a fonemas.
2. A do mecanismo elementar da leitura. Aprender a ler uma palavra, por exemplo monossilábica, é aprender a identificar os grafemas que a constituem, a associar-lhe os fonemas correspondentes e a reuni-los na ordem correta num único som.
3. A do mecanismo elementar da escrita. Aprender a escrever é aprender a analisar a palavra nos seus fonemas, a fazer corresponder, a cada fonema, o grafema e, portanto, a letra ou letras apropriadas, e a escrever essas na ordem correta.
4. A da consolidação, numa forma de memória a longo prazo, das representações ortográficas das palavras que se teve a ocasião de decodificar ou codificar correta e rapidamente várias vezes. A decodificação e a codificação conscientes, controladas e sequenciais, isto é, do início para o fim da palavra, não são mais necessárias para as palavras conhecidas. As suas representações ortográficas passam a ser ativadas de maneira automática, sem necessidade de controle consciente e na base de um processamento em paralelo dos diferentes constituintes da palavra.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com o Currículo do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Chapecó, SC (2019) – O aluno do ensino fundamental I:

É importante considerar que o público que frequenta o Ensino Fundamental I é composto por crianças. Ao continuar o processo de apropriação de conhecimentos nessa etapa inicial, cuja preocupação se centra na aquisição da linguagem escrita e nos letramentos matemáticos e científicos, ou seja, a alfabetização em todas as suas dimensões, as instituições educativas e os docentes precisam compreender, também, o misto de sentimentos e emoções que o aluno, os familiares e docentes têm em relação a esse processo.

Assim, para desenvolver as habilidades socioemocionais e as competências esperadas, o planejamento e a atuação docente devem considerar:

1. A maturação mental.
2. A alegria.
3. A descoberta.
4. A novidade.
5. O medo

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Mulher,73 anos, refere dispneia súbita há 2 horas, acompanhada de dor torácica ventilatória dependente. Recebeu alta hospitalar há dois dias, após ser submetida à prótese de quadril. Durante a internação recebeu profilaxia de tromboembolismo venoso com heparina 5000 UI SC a cada 12 horas. Trouxe consigo os exames laboratoriais pré-operatórios: Hb = 13,1 g/dL, leucócitos = 7400/mm3, plaquetas = 290.000/mm3 ; INR = 1,12 e R TTPa = 1,15. Sinais vitais na admissão: PA = 130 x 80 mmHg, FC = 108 bpm, SpO2 = 94% em ar ambiente. Foi realizada angiotomografia de tórax que evidenciou trombo em ramo da artéria pulmonar direita. Exames laboratoriais atuais: hemoglobina = 11,8 g/dL, leucócitos = 9.500/mm3 , plaquetas = 196.000/mm3, INR = 1,18, R TTPa = 1,21, creatinina = 1,01 mg/dL; ureia = 52 mg/dL. A paciente pesa 58 kg. Demais exames laboratoriais sem alterações.


A conduta inicial correta é

Mulher,66 anos, assintomática, sedentária, com história de infarto do miocárdio há 6 anos tratado com angioplastia coronária primária, encontra-se assintomática e sem uso de medicamentos. Procura atendimento médico para acompanhamento de rotina. Exame físico: PA = 120 x 80 mmHg, FC = 72 bpm, peso = 100 kg, altura = 1,70 m, circunferência abdominal = 103 cm; auscultas cardíaca e pulmonar normais. Exames laboratoriais: hemoglobina glicada = 6,0%, ureia = 49 mg/dL, creatinina = 1,10 mg/dL, AST = 29 U/L, ALT = 35 U/L, fosfatase alcalina, DHL e bilirrubinas normais; LDL colesterol = 105 mg/dL, HDL colesterol = 28 mg/dL, triglicérides = 190 mg/dL e relação albumina/creatinina urinária = normal.


Assinale a alternativa que apresenta as condutas que podem reduzir a morbimortalidade cardiovascular dessa paciente e que devem ser iniciadas.

Homem,63 anos, hipertenso e dislipidêmico, em tratamento regular com valsartana e atorvastatina, queixa-se de palpitação e adinamina há 3 dias. Refere episódios semelhantes anteriores com duração mais curta e melhora espontânea. Exame físico: bom estado geral, corado e hidratado; PA = 100 x 60 mmHg; SpO2 = 94%; ausculta cardíaca com sopro sistólico em foco mitral ++/6+; pulmões limpos. Exames laboratoriais, incluindo função renal, são normais. Realizou ECG que está ilustrado a seguir.

 

 

Assinale a alternativa que apresenta a estratégia inicial correta.