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De acordo com a BNCC, no Ensino Fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens:
“A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos”. (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC,2018.)
Em relação a BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, analise as afirmativas abaixo:
I. Nesse período, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo.
II. Nesse período ampliam-se as experiências para o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação, elementos importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabética e de outros sistemas de representação, como os signos matemáticos, os registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço.
III. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
“A concepção de avaliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica”. (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997, p.55)
Em relação a concepção de avaliação apresentada nos PCNs, analise as afirmativas baixo:
I. A avaliação acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.
II. A avaliação das aprendizagens não pode ser relacionada com as oportunidades oferecidas, isto é, analisando a adequação das situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão em condições de enfrentar.
III. A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo grupo.
Estão corretas as afirmativas:
“A linguagem é uma forma de ação interindividual orientada por uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade, nos distintos momentos da sua história. Dessa forma, se produz linguagem tanto numa conversa de bar, entre amigos, quanto ao escrever uma lista de compras, ou ao redigir uma carta — diferentes práticas sociais das quais se pode participar”. (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília. p.22)
Sob essa perspectiva, em relação a língua e a linguagem, é incorreto afirmar:
Para o bielorrusso Lev Vygotsky (1896-1934), o professor é figura essencial do saber, porque ele representa um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente. Em relação aos seus estudos, analise as afirmativas abaixo:
I. De acordo com Vygotsky, a interação tem uma função central no processo de internalização. II. Na infância, a exploração do ambiente pela criança não possui influência na aprendizagem. III. Em sua obra “A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores”, Vygotsky afirma que "o caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa", é por isso que o conceito de aprendizagem mediada confere um papel importantíssimo ao professor.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar: