Filtrar


Questões por página:
Nas aulas de Educação física, quais os objetivos dos jogos pré-desportivos?
Segundo o Art.53 do ECA “a criança e o adolescente têm direito a educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”, no Art.205 da CF 88 “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Segundo os documentos citados, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F), o ensino deve ser ministrado com base em quais princípios:
I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - o acesso à educação básica obrigatória é um direito subjetivo, sendo que não pode ser de exigência de qualquer cidadão ou grupo de cidadãos.
III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;
IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de 0 a 6 anos de idade.
Em relação ao desenvolvimento motor, é correto afirmar que:
De acordo com a Base Nacional Comum curricular (2017) “A unidade temática Esportes reúne tanto as manifestações formais dessa prática quanto as derivadas.” Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) com relação ao esporte como conteúdo da Educação Física curricular.
( ) Por enfatizar demasiadamente a competição, não deve ser objeto das aulas regulares de Educação Física. Seja o esporte regular ou adaptado, deve ser tratado exclusivamente como atividade extracurricular.
( ) As práticas derivadas dos esportes mantêm, essencialmente, suas características formais de regulação das ações e adaptam as demais normas institucionais aos interesses dos participantes, às características do espaço, ao número de jogadores, ao material disponível.
( ) Na estruturação dessa unidade temática, pode ser utilizado um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação.
( ) Pode ser utilizado como tema de discussão para qualquer área escolar e tem, na Educação Física, inúmeras possibilidades de desenvolvimento durante as aulas.
( ) Na escola deve ser praticado com fins competitivos, objetivando a representação da unidade de ensino.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Riscar o chão e sair pulando é uma brincadeira que vem dos tempos do Império Romano e era usada como treinamento militar. As crianças romanas, então, fizeram imitações reduzidas do campo utilizado pelos soldados e acrescentaram numeração nos quadrados que deveriam ser pulados. Hoje essa brincadeira varia no formato e na quantidade de casas. Nesse sentido, conclui-se que o enunciado refere-se a: