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No plano cartesiano ortogonal, a reta y = x + m tangencia a circunferência de equação (x – 1)² + y² = 4. A soma dos possíveis valores reais de m é igual a:
Um professor de Matemática escreveu no quadro o número 39 e depois multiplicou os algarismos desse número, obtendo 27 como resultado. Em seguida, multiplicou os algarismos do número 27, obtendo 14, e finalmente multiplicou 1 por 4 obtendo 4. Veja essas operações indicadas a seguir.
Número inicial: 39
Passo 1: 3 x 9 = 27
Passo 2: 2 x 7 = 14
Passo 3: 1 x 4 = 4
Diz-se, então, que o número 39 tem persistência multiplicativa 3, pois foi necessário efetuar 3 passos para se obter um número com 1 algarismo, no caso, o algarismo 4.
Nessas condições, a persistência multiplicativa do número 976 é igual a:
Considere o sistema linear a seguir: Imagem associada para resolução da questão

Esse sistema é indeterminado se o valor absoluto do produto (a.b) for igual a:
Os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). O AEE tem como função:
Como determinam as Diretrizes Curriculares Nacionais, na passagem dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental, especial atenção será dada pelas escolas: