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Os hebreus eram nativos da Mesopotâmia. Eles eram nômades e viviam em tendas, pastoreando rebanhos de cabras e ovelhas, usando jumentos, mulas e camelos como bestas de carga. A Palestina era uma estreita faixa de terra banhada pelo rio Jordão e localizada a sudeste do atual Líbano. A principal fonte da história antiga dos hebreus é a Bíblia, porém ela não relata fielmente os acontecimentos, pois sua preocupação volta-se muito mais para a unidade e identidade de um povo do que para um acontecimento narrado. A Bíblia reflete a concepção mitológica dos hebreus. Como mito, ela reflete o pensamento de um povo e como documento histórico ela permite acompanhar a evolução dos mitos e a concepção de mundo dos hebreus, fazendo referências a costumes e padrões de comportamento.
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Uma das características da civilização Asteca foi a importância dada à educação. A partir de Montezuma I, os soberanos de Tenochtitlán tornaram o ensino obrigatório, criando escolas em cada Calpulli. As escolas funcionavam em regime de internato e os alunos não poderiam ver suas famílias até concluir os estudos, com cerca de 26 anos de idade. Os pais eram proibidos de ensinar e passar conhecimentos aos filhos, pois o Estado tinha o monopólio das informações, da cultura e da arte.
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Muitos jesuítas declaravam que estavam na América portuguesa em nome do rei e do Papa e que, em função disso, “exigiam” respeito e obediência de todos os moradores, inclusive, das autoridades políticas e religiosas. O padre Nobrega, em carta ao padre Simão Rodrigues, em 1550, afirmou que tinha dois desejos desde que havia chegado às terras brasileiras: o primeiro era ver os cristãos se comportando como tal e o segundo era que os índios aceitassem a conversão verdadeiramente, adotando a Igreja católica como mãe.
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Após a abolição do tráfico de escravizados, a classe brasileira rural abastada enfatizava a necessidade de impedir a posse gratuita das terras pelos menos favorecidos. A Lei de Terras aparecia agora como urgente e necessária, não mais dando prioridade à questão das terras, senão à necessidade de estimular a reforma agrária e permitir aos imigrantes e descendentes de escravizados que pudessem assumir lotes de terras e tornarem-se membros da nobreza.
Após denúncias, alguns lotes de vinagre foram recolhidos para análise química, pois suspeitavam que a concentração de ácido acético (CH3COOH) extrapolava o teor estabelecido pela legislação brasileira (4% m/v, segundo a Embrapa). Após titular 5 mL de vinagre com solução padronizada de NaOH, o técnico de laboratório constatou que, nesse volume de amostra, há 0,705 ± 0,001 g (média ± desvio padrão) de CH3COOH. Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.