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O reconhecimento de que o paradigma fragmentador esgotou sua possibilidade de continuar a contribuir para o desenvolvimento da humanidade é visto como sendo possível, a partir de uma visão dialética entre dimensões polares. Emerge, portanto, no quadro referencial dessa ideia, a necessidade, no contexto da sala de aula, da segregação entre a teoria e a prática, o conteúdo e a realidade, a objetividade e a subjetividade, o ensino e a avaliação, os meios e os fins, dentre muitos dos múltiplos fatores integrantes do processo pedagógico.
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A Base Nacional Comum Curricular e os currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação.
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A cadeia alimentar é uma sequência de organismos em que um serve de alimento para o outro, a partir do produto. Nos ecossistemas se estabelecem muitas cadeias alimentares, que se entrelaçam formando uma rede ou teia alimentar. Ela representa as várias maneiras em que a energia contida no alimento flui pela comunidade ecológica. Em uma região, por exemplo, insetos herbívoros são capturados por sapos. Ao mesmo tempo, as cobras alimentaram-se dos sapos que, por sua vez, servem de alimento para gaviões. Os gaviões, quando morrem, servem de alimento para urubus. Os seres detritívoros completam a cadeia alimentar.
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No Brasil, é obrigatório dar aulas de alfabetização na pré-escola, situação na qual é possível ofertar múltiplas oportunidades para explorar semelhanças e diferenças entre textos escritos, explorar o espaço gráfico e distinguir entre desenho e escrita.
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Dadas apenas as proposições “nenhum engenheiro é advogado” e “algum advogado é professor”, do ponto de vista da lógica, é válido concluir que algum professor não é engenheiro.